INFO

Setor

Varejo

Expertise

Ambientação e Sinalização, Análise de Tendências & Mercado, Arquitetura de marca, Design Estrutural, Design gráfico, Identidade de Marca, Plataforma de Marca

YAMAMURA

LUZ, DESIGN & TECNOLOGIA

SETOR

Varejo

EXPERTISE

Estratégia, Identidade e Arquitetura de Marca

Considerada a maior megastore do segmento da América Latina, a marca Yamamura tornou-se um ícone no mercado por oferecer um mix completo de soluções em iluminação – tanto decorativa, quanto técnica – aliando qualidade e preço competitivo a um time de especialistas em luminotécnica. Após quatro décadas de história, e atenta à velocidade das mudanças que impactaram significativamente o varejo mundial nos últimos anos, a Yamamura desafiou a Pande a auxiliá-la na construção das bases e diretrizes necessárias para o início de um NOVO ciclo de crescimento.

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DESAFIO

Após um longo processo de imersão feita a partir de uma profunda análise do contexto competitivo (visitas às lojas da rede e a mercados com ofertas competidoras), aliado a uma ampla investigação conduzida interna e externamente, com os diferentes públicos da marca, a Pande recomendou que o novo posicionamento da Yamamura fosse ancorado em 3 grandes pilares: Luz, Design e Tecnologia. Com essa base, sugerimos uma nova arquitetura de suas marcas e serviços, incluindo recomendações que deram confiança e subsídios para que os principais diferenciais da marca fossem destacados com mais ênfase em todas as suas peças de comunicação.

SOLUÇÃO

Revigorar a Yamamura exigia uma mudança na mentalidade da organização, usando a nova marca como uma lente para influenciar todas as tomadas de decisão e explorar as verdades que melhor representam a Yamamura moderna: “Dê luz a suas escolhas” foi a mensagem escolhida para reforçar o propósito real da marca. Uma nova identidade foi desenvolvida para reconectá-la com o público jovem. Seu logotipo responsivo assume uma representação da adaptabilidade da marca aos vários espaços e a suas necessidades diferentes. Além disso, a paleta de cores foi rejuvenescida, preservando entratanto, o verde icônico da marca.

A transformação não parou por aí, foi acrescentada, à nova linguagem, uma perspectiva mais iconográfica, o que garantiu mais propriedade aos pilares da marca: Flor (história), Lâmpada (Luz), Luminária (Design) e “Rede” (tecnologia) que representa, de maneira sintética, uma importante mudança de contexto social na qual a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço nos lares dos consumidores, destacando utilidade e multifuncionalidade.