Enxuto

Enxuto é a marca própria de um Grupo cujo DNA empreendedor sempre busca inovar e gerar experiências relevantes e atrativas. A frase que funciona como um slogan da empresa: “Tudo por você!”, manifesta o propósito de entregar o máximo de benefícios e facilidades destinados ao consumidor. Para materializar esse compromisso em suas linhas de produtos, o Grupo Enxuto firmou uma parceria com a Pande. Nada mais apropriado para tornar palpável a proposta de valor do Grupo Enxuto do que contar com as expertises da agência que é orientada pelo Valor.

A Pande, considerando a expansão do portfólio do Grupo Enxuto, conduziu esse crescimento relacionando-o ao propósito da empresa em oferecer praticidade aos seus consumidores de uma maneira clara e objetiva. Além de modernizar a marca, tínhamos que diferenciar as linhas de produtos por categorias, subdividindo-as de forma a tornar evidente a sua identificação e direta a sua comunicação. Para tanto, precisávamos desenvolver uma identidade coesa e, ao mesmo tempo, investir na criação de elementos distintivos lógicos. A Pande desenvolveu, em parceria com o grupo, o naming das duas submarcas que racionalizam o portfólio de produtos da empresa.

Para organizar os produtos dentro da lógica dos seus setores de exposição, foram criadas duas submarcas: Origem e desde 1963. Enquanto Enxuto desde 1963 engloba os itens de mercearia, bebidas, higiene e limpeza; Enxuto Origem contempla os setores de açougue, peixaria, padaria, rotisserie, pratos prontos e FLV. A marca Enxuto avaliza a qualidade e a tradição para essas submarcas. No entanto, a identidade de cada uma foi pensada para estabelecer um diálogo dinâmico com o consumidor de acordo com suas características.

Em Enxuto Origem, mantivemos a objetividade comunicativa e enfatizamos as áreas de transparência das embalagens, tudo para evidenciar a qualidade. O objetivo, nessa submarca, é justamente dar relevo à naturalidade e ao frescor relacionados à procedência.

Já nas embalagens dessa submarca, os destaques são para o craft, que sugere o aspecto mais manufaturado dos produtos, além das imagens ilustrativas predominantemente formadas por gravuras. Os claims de Origem são exibidos em formato de carimbo, elemento que atesta a qualidade e a proveniência dos produtos.

Já em desde 1963 temos uma linguagem moderna, vibrante, objetiva, com destaque para as composições das imagens ilustrativas e para os elementos gráficos que possuem uma proporção criteriosamente distribuídas pelo layout, gerando uma identidade robusta e homogênea, bem como destaque nas gôndolas em face à concorrência.

Como Enxuto tem o propósito de oferecer a experiência da praticidade e do frescor, nossa principal meta foi tornar tangíveis esses atributos utilizando recursos que deixaram as embalagens mais expressivas e impactantes e com uma definição hierárquica clara das informações. Tudo para facilitar o diálogo objetivo com o consumidor e uma navegação assertiva pelo portfólio.

As marcas próprias têm ganhado relevância nos hábitos de compra e o design tem o papel de tornar evidente uma nova proposta de valor: aquela de enfatizar, para além do benefício com o preço, a alta qualidade dos produtos de marca própria.

Cases Relacionados