Chambinho

Chambinho é uma marca histórica da Nestlé e há anos não atualizava sua linguagem visual. Assim, o time da Dairy Partners Americas solicitou que investigássemos o mercado de petits-suisses, analisássemos os equities da marca, considerando as tendências nacionais e internacionais com a finalidade de apresentarmos diferentes opções estratégicas para o rejuvenescimento da marca.

A Pande havia redesenhado as embalagens de Chambinho em 2006. Após 14 anos, precisávamos evoluir os equities principais dessa marca clássica (logotipo e personagem), atualizando-os ao novo contexto de mercado e ao repertório visual das crianças. Tínhamos que explorar formas diferentes para potencializar a personalidade e expressão do protagonista da marca, a fim de obter maior destaque e facilitar a diferenciação.

Usamos uma linguagem lúdica mais natural. Exploramos as tendências contemporâneas de linguagem visual: elementos mais simples, inocentes e uma identidade visual mais clean, destacando o Coração que, no conjunto, reforça a percepção da marca como uma proporcionadora de qualidade e saudabilidade.

O redesign do personagem foi o ponto focal para fazer a transição da melhor forma. Ao longo desses anos, a configuração do icônico Coraçãozinho não havia evoluído. Para acompanhar as tendências do novo público, estudamos o universo infantil e identificamos quais elementos melhor dialogam com a criança e com os pais. Demos mais protagonismo ao personagem, o que garante melhor performance nos pontos de venda.

Com o grande sucesso e aceitação do novo conceito, se tornou importante pensar na extensão de portfólio da marca, chegando a vez de ampliar a linha Chambinho Petit Suisse para dois novos produtos: Freeze e Recreio.

Freeze

 

O desafio aqui, além de trazer valor para a marca, era educar o consumidor para uma nova forma de saborear o seu produto favorito. Mas como poderíamos criar o diferencial? Trouxemos, então, uma submarca junto a Marca Chambinho que mostrasse esse diferencial e fosse clara. Assim, chegamos ao nome “Freeze” que remete ao tipo de produto. O personagem ganha um gorrinho de lã e, com o “picolé” na mão, demonstra a situação de consumo do produto. O fundo mais claro, com cristais de gelo, ajuda na diferenciação frente ao produto tradicional.  

Além da bandeja com 4 potes, desenvolvemos a solapa e a pá que acompanha a embalagem, onde também ensinamos a forma ideal de congelar e consumir o alimento. De forma divertida, trouxemos o conceito de refrescância mas também criamos equities lúdicos que demonstrem do que se trata o item, junto da adaptação do personagem com elementos que tangibilizam  seu conceito.

Recreio

 

Seguindo a extensão de portfólio, Recreio veio incrementar a linha e trazer mais uma opção divertida e saudável para o lanche da tarde e o recreio das crianças. Com a vantagem de poder ficar até 6 horas fora da geladeira, se tornou uma interessante opção para as mães incorporarem no lanche da escola.

O desafio foi fazer a extensão mantendo os equities da marca em formato vertical e incorporando os claims do produto. O personagem continuou com seu protagonismo segurando a marca e, agora, também destaca o principal claim: 6 horas fora da geladeira. Essa ideia foi um ponto importante que norteou a construção do produto e significou bastante para a consumidora que deseja montar um lanche saudável para seu filho.

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