Coronavírus: guia de recursos on-line para criativos em home office

Em decorrência da pandemia do Coronavírus, várias empresas, no mundo inteiro, realocaram seus funcionários para trabalhar remotamente. Com algumas adaptações, o home office pode render resultados positivos para muitos profissionais. Contudo, aqueles que trabalham na indústria criativa podem encontrar muitos desafios diante dessa nova realidade. Nesse contexto, algumas marcas disponibilizaram recursos on-line de forma gratuita,

INFO

Em decorrência da pandemia do Coronavírus, várias empresas, no mundo inteiro, realocaram seus funcionários para trabalhar remotamente. Com algumas adaptações, o home office pode render resultados positivos para muitos profissionais. Contudo, aqueles que trabalham na indústria criativa podem encontrar muitos desafios diante dessa nova realidade. Nesse contexto, algumas marcas disponibilizaram recursos on-line de forma gratuita, para inspirar e fornecer ferramentas adequadas ao trabalho dos criativos.

Pensando nisso, fizemos uma curadoria com oportunidades imperdíveis para quem deseja se desenvolver no design e em outras áreas relacionadas durante o isolamento social (e sempre!). Listamos serviços, conteúdos e plataformas, que podem ajudar você a aprimorar suas habilidades e continuar a ser produtivo remotamente. 

Desenvolva suas habilidades com acesso livre aos melhores workshops

Diversas plataformas de conteúdo já disponibilizaram acesso gratuito para cursos de ensino à distância. Dessa maneira, o tempo livre em casa pode ser encarado como uma oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos. As possibilidades são muitas, então aqui reunimos as oportunidades mais interessantes para os criativos:

  • Brandster: é uma escola de cursos EaD e presenciais, com foco em marcas. A plataforma decidiu liberar uma série de aulas on-line gratuitas nas áreas de branding, naming e design de marcas.
  • ESPM: a Universidade está realizando Pocket Lives com temas diversos, que vão desde dicas para aumentar a produtividade no trabalho remoto até orientações para a elaboração de um plano de marketing. O mais bacana é que você pode interagir e tirar dúvidas com os professores em aulas ao vivo e totalmente gratuitas. 
  • Coursera: a plataforma possui uma grande quantidade de cursos on-line em parceria com instituições renomadas. Na área de artes, por exemplo, você encontra cursos do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), sem custo algum. Incrível, não é mesmo?
  • GINEAD: o Instituto Nacional de Ensino à Distância está oferecendo uma série de  cursos gratuitos com os mais variados temas, passando por fotografia digital, web design, gestão do tempo, entre outros.
  • Centro Paula Souza: cerca de 12 cursos foram liberados gratuitamente. Entre eles, aulas sobre design & photoshop e design thinking
  • Faber-Castell: a marca está oferecendo acesso gratuito a todos os seus cursos, que vão do nível básico ao avançado. São diversas opções para estimular a sua criatividade e desenvolver novas habilidades, como a prática do lettering.  

Encontre imagens gratuitas nos acervos mais renomados

Com a propagação da COVID-19, muitas marcas estão produzindo conteúdos diversos sobre o tema. Nesse cenário, alguns bancos de imagens disponibilizaram fotografias gratuitas, para contribuir com o trabalho de profissionais freelancers e pequenos negócios:

  • iStock: o famoso banco de imagens está disponibilizando cerca de 70 fotografias gratuitas relacionadas aos efeitos da pandemia, como o distanciamento social e o trabalho remoto.  
  • Shutterstock: um acervo com mais de 40 imagens, com temas populares, está disponível para download gratuito. 
  • Freepik: a companhia está disponibilizando 3 meses de acesso gratuito às versões premium das plataformas Freepik e Flaticon para profissionais das áreas de saúde, educação e mídia. Para requerer o benefício, basta preencher um formulário. 

Aproveite tudo de melhor que os recursos on-line têm a oferecer!

Para facilitar o acesso à ferramentas essenciais e inspirar os profissionais criativos durante este período em casa, vários outros serviços estão oferecendo permissão gratuita em seus planos. Confira alguns deles:

  • Adobe: estudantes e professores podem acessar gratuitamente os programas da Adobe Criative Cloud que costumavam utilizar em sua instituição de ensino — como o Photoshop e o Illustrator. Além disso, o Adobe Conect está oferecendo licença grátis, por 90 dias, para facilitar as videoconferências de escolas, empresas e agências governamentais. 
  • Olhar de Cinema: a plataforma está oferecendo acesso livre a vídeos de insights, cineclubs e transmissões ao vivo, por 30 dias, para quem deseja se aprimorar no universo do audiovisual.
  • Documentários de Gary Hustwit: filmes como Helvetica e Objectified estão sendo exibidos gratuitamente durante a pandemia, a fim de inspirar os criativos em tempos de isolamento. 

Plataformas de diversos segmentos estão oferecendo acesso gratuito a conteúdos e ferramentas aos profissionais que estão trabalhando remotamente durante a pandemia. Para os criativos, os recursos on-line permitem que essas pessoas se inspirem e aprimorem suas habilidades, além de oferecer as condições ideias para que elas possam desenvolver seus projetos em casa. Gostou das sugestões? Então continue nos acompanhando por aqui para ter acesso a mais dicas como essas!