Beleza e cuidados pessoais: tendências para 2022

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Transformação e mudança são palavras que norteiam a humanidade desde sempre. E num mundo que não para de rodar, o comportamento das pessoas acompanha essa evolução. É nesse contexto que damos uma atenção especial aos segmentos de beleza e cuidados pessoais.

Em um movimento crescente de uma sociedade cada vez mais diversa e plural, os padrões de beleza ideal foram se transformando. Hoje, aquela ideia de perfeição artificial já não tem mais tanto espaço.

Conectados ao virtual e físico, uma nova geração de consumidores está super antenada às questões de sustentabilidade e responsabilidade social, além de ser mais aberta em relação a aceitar as diferenças e a beleza de cada fase da vida.

Embora tenham sido aceleradas pela pandemia, todas essas mudanças já estavam em curso há um tempo. De acordo com Fernanda Faria, head de Insights da Pande, desde o início dos anos 2000 já havia uma demanda maior por produtos e marcas que celebram a inclusão e diversidade. Na pandemia, com a convergência de várias tendências, as pautas de beleza inclusiva e sustentabilidade estão mais acentuadas.

As 5 tendências que vão movimentar o mercado

Em nosso último estudo, separamos e explicamos a fundo as cinco principais macrotendências para o mercado de beleza e cuidados pessoais em 2022:

1 Beleza inclusiva

No mundo de hoje, a ideia de beleza ideal está passando por mudanças significativas. Um novo conceito, mais focado na liberdade e fluidez, está ganhando força na indústria.

Nesse contexto, as marcas estão cada vez mais apoiando essa visão plural, fornecendo um espaço seguro e inclusivo que celebre a beleza de cada um.

2 Ingredientes de performance

Saber do que são feitos os produtos de beleza e o impacto socioambiental de cada produção será uma demanda crescente entre os consumidores.

Por isso, é importante que as marcas sejam claras sobre os processos envolvidos em sua produção, estejam abertas às novas oportunidades e optem pela utilização de subprodutos em suas formulações.

É uma oportunidade para que informem os clientes ao mesmo tempo em que incentivam o consumidor a navegar por essas novas formas mais sustentáveis e tecnológicas de produzir.

3 Formatos sustentáveis

Na busca por produtos sustentáveis, o consumidor dá sinais de que soluções circulares seriam cada vez mais aceitas. Entretanto, ele não está disposto a pagar mais por isso.

Nesse sentido, as marcas estão mais focadas na economia circular como um passo importante para o desenvolvimento de bens de consumo e a criação de processos mais limpos.

4 Beleza na maturidade

Na última década, a ideia de rejuvenescer a qualquer custo passou a ser substituída pela busca por bem-estar e, aos poucos, a indústria da beleza começou a utilizar uma abordagem focada na saúde da pele madura.

Atualmente, a menopausa entrou no radar de um mercado bilionário, pois, por volta de 2025, mais de um bilhão de mulheres estarão na pré ou pós-menopausa.

Encarar o envelhecimento com mais naturalidade é uma nova oportunidade para a indústria propor soluções mais efetivas e colaborar com as mulheres nessa fase da vida.

5 On & Off

Experimentar looks de maquiagem virtualmente, fazer análise de pele baseada em evidências genéticas… Os recursos da Inteligência Artificial e da Realidade Aumentada são algumas das tecnologias disruptivas que estão mudando a maneira como os consumidores se conectam com marcas de saúde e beleza.

O consumidor de hoje divide o seu tempo entre o digital e o físico, e essa divisão entre o on e o off tende a ficar mais tênue, já que as plataformas com as quais as pessoas interagem vão mesclar cada vez mais esses dois universos.

O sustentável como mainstream

Mais do que isso, a sustentabilidade é um paradigma para pensar no futuro. Até alguns anos atrás, as consequências de um desenvolvimento econômico acelerado eram vistas como inevitáveis e aceitáveis. Agora que os danos estão mais expostos e ameaçando o bem-estar do ser humano, essa ideia de desenvolvimento a qualquer custo vem perdendo força.

Com o aumento da população mundial (um crescimento em torno de 2 bilhões até 2050), a pressão sobre recursos e sistemas que já são insuficientes irá aumentar, desafiando as empresas a se atualizarem em questões básicas de gestão ambiental, social e ética.

Por isso a importância das empresas repensarem suas cadeias e investirem em sustentabilidade, que promete ser um cavalo vencedor a longo prazo.

A marca Skincare Forest Spa Finlândia é parceira da Sulapac, empresa que produz embalagens à base de madeira. A embalagem tem uma aparência única, mostrando que o material é realmente feito de matéria-prima de fonte sustentável, incluindo madeira certificada. Ao escolher a Sulapac, a marca está reduzindo a poluição plástica e não deixando para trás microplásticos permanentes.

“Segundo estimativas da ONU, até 2050 a população mundial precisará dos recursos naturais de três planetas para manter seu estilo de vida atual. Em outras palavras, continuar a produzir da mesma forma não é uma opção.”

E qual é o papel das marcas?

Nesse contexto, abrem-se novas oportunidades para as marcas atenderem às novas necessidades e expectativas dos consumidores, que deverão ficar mais atentos a essas questões nos próximos anos e, assim, conquistar cada vez mais a confiança do consumidor.

Kindra é uma marca que oferece soluções sem estrogênio para aliviar muitos dos sintomas comuns da menopausa. A empresa conta com uma linha de variados produtos para os diferentes sintomas como falta de lubrificação e libido. Oferece também uma comunidade digital com informações para ajudar as mulheres a passarem por essa fase.

 

De acordo com Fernanda, é nesse momento de exposição dos problemas sociais e ambientais com a convergência e aceleração das tendências que as marcas devem se posicionar, atuando com um branding de propósito: “Os consumidores querem que as marcas incorporem um ethos inspirador, tragam um ponto de vista forte e tomem medidas para causar um impacto positivo no mundo”.

Baixe o nosso relatório completo e saiba por onde começar: materiais.pande.com.br/macrotendencias-beleza-e-cuidados-pessoais-2022.

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