Transparência no design: a importância de embalagens e marcas mais transparentes

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Ninguém duvida que transparência é uma qualidade fundamental para que um namoro ou casamento sejam duradouros, não é mesmo? E se isso é uma verdade quando estamos falando sobre pessoas, por que seria diferente na relação entre marcas e clientes?

Com consumidores cada vez mais exigentes, investir em uma comunicação clara e sincera se tornou uma obrigação para todos os tipos de negócios. E, no design, a aplicação dessa estratégia deve ser levada ainda mais a sério. Afinal, a transparência não é importante apenas quando estamos falando no sentido figurado, mas também em seu sentido literal, ou seja, nas embalagens de produtos! Continue a leitura e entenda.

Marcas mais transparentes


Ganhar a confiança das pessoas é sinal de sucesso para qualquer marca. E não se engane: a melhor forma de conquistar isso é sendo transparente.

Durante muito tempo, várias empresas acharam que era possível estabelecer uma imagem positiva no mercado mesmo que ela não fosse compatível com a realidade. Não demorou muito para perceberem que não é bem assim que funciona.  

Sabe aquela máxima “mentira tem perna curta”? É mais ou menos por aí, só que com um agravante. A partir do momento que uma marca perde a confiança de seus consumidores – e, acredite, isso acontece! – recuperá-la pode ser extremamente difícil.

Por isso, a transparência surge com tanta importância nos dias de hoje. As pessoas não estão apenas mais conscientes e exigentes, elas também estão tendo mais suspeitas sobre as organizações. E há motivos para isso – você deve se lembrar, por exemplo, de notícias recentes sobre empresas coletando informações privadas ilegalmente e órgãos oficiais espionando pessoas comuns, entre outros casos.

Nesse contexto, as marcas com um posicionamento mais aberto e sincero vêm ganhando bastante admiração do público. A varejista de roupas norte-americana Everlane é um ótimo exemplo disso. Sempre destacando sua “qualidade excepcional, fábricas éticas e transparência radical”, a organização tomou a iniciativa de revelar exatamente quanto está ganhando com a venda de cada peça de roupa.

No site deles, uma imagem explica de forma bastante simples a estrutura de precificação adotada. Com isso, os clientes ficam por dentro dos custos de cada etapa, desde a matéria-prima até o transporte.

Embalagens mais transparentes

No entanto, não é apenas o comportamento das marcas que importa para os consumidores. Os produtos também precisam ter a garantia de qualidade. Por isso, a transparência nas embalagens se tornou uma das principais tendências para 2019. E aqui, também estamos nos referindo ao sentido literal da palavra.

As marcas precisam ser mais diretas, objetivas e sinceras com aquilo que colocam nos rótulos. Informação é fundamental e os clientes querem saber exatamente o que estão levando para casa. Quando falamos de embalagens de alimentos, isso é ainda mais essencial.

As pessoas estão preferindo comidas frescas e, nem sempre, textos descritivos e fotos dos produtos nas embalagens são suficientes. Permitir que eles vejam através dos rótulos é um grande diferencial para as marcas. São várias as pesquisas que comprovam isso, indicando, por exemplo, que os consumidores ficam até 600% mais interessados em comprar itens que eles consigam ver nos pontos de venda.

Um desses estudos rastreou o movimentos dos olhos em uma situação de compra e o resultado apontou que as pessoas são mais atraídas pelos produtos em si do que por fotos e figuras.

Um exemplo aqui da Pande que tem tudo a ver com isso é o nosso projeto com a Sodebo, empresa francesa de alimentos prontos e refrigerados que queria dar início ao processo de internacionalização da marca. A solução para as suas embalagens de pizzas foi investir em uma grande área de transparência, deixando à vista as características do produto e ressaltando seu frescor para os consumidores.

E aí, gostou do artigo? Que tal colocar a transparência como um princípio fundamental da sua empresa? A regra é válida tanto para as iniciativas da sua marca quanto para os produtos que ela oferece. Afinal, nunca é demais lembrar: a transparência é o primeiro passo para a confiança!

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