Quais são as maiores tendências para o mercado de bebidas?
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Quem aí se aventurou pela cozinha nos últimos meses? Muitos de nós redescobriu o prazer de preparar a própria comida, explorou novas opções nos deliveries e até repensou hábitos alimentares. Enquanto isso — por uma série de mudanças de comportamento que já vinham ocorrendo e foram intensificadas pela pandemia —, a relação com o que bebemos também foi se transformando, o que trouxe impactos diretos para o mercado de bebidas.
Para entender esses novos hábitos e quais tendências eles estão trazendo para o setor de bebidas, nossa equipe se baseou em relatórios de tendências e opiniões de especialistas do mercado. Venha conferir o que nós descobrimos!
Quais comportamentos estão transformando o setor de bebidas?
As pessoas que curtem produtos com álcool têm apresentado novas exigências nos últimos anos. Com a popularização da gastronomia — os reality shows, bem como as redes sociais, deram um empurrãozinho nessa —, elas têm buscado por bebidas ricas em sabores, com ingredientes de alta qualidade e que proporcionem novas experiências. Nesse cenário, fazem sucesso os produtos que permitem aos clientes conhecer a cultura de outros lugares e as marcas que ajudam as pessoas a preparar seus próprios coquetéis em casa.
Antes do coronavírus colocar nosso mundo de cabeça pra baixo, já havia também uma demanda crescente por bebidas mais saudáveis. E esse fenômeno vem impulsionando o mercado de produtos sem álcool, especialmente entre as gerações Y (ou Millennials, nascidos entre 1980 e 1994) e Z (nascidos entre 1995 e 2010), como apontou uma reportagem da publicação de negócios The Economist.
Essa demanda por opções mais saudáveis cresceu na pandemia e deu origem a uma série de outras tendências. Com mais pessoas buscando por formas de melhorar a imunidade, aumentou também a busca por ingredientes anti-inflamatórios, vitaminas, minerais, probióticos e produtos que aprimoram a hidratação do corpo. Além disso, a turma que manteve os exercícios físicos em dia tem buscado mais por bebidas que ajudem a dar uma força na ingestão de proteínas, na reposição de eletrólitos e no fornecimento de energia.
Outra demanda que se fortaleceu no mercado de bebidas recentemente foi por produtos que ajudam a induzir estados de espírito, os chamados mood boosters. Ingredientes como canabidiol, l-teanina e adaptógeno têm sido aplicados por suas propriedades calmantes — um requisito importante, já que o momento pede bastante resiliência, né?
E quais são as tendências para o mercado de bebidas nos próximos anos?
Agora que você já sabe quais mudanças de comportamento vem transformando o setor de bebidas, está na hora de entender quais são as tendências de destaque para os próximos tempos. Prepare-se para repensar bebidas tradicionais, pensar em novas possibilidades de embalagem e atribuir novas funções aos produtos!
1. Bebidas tradicionais em novos formatos
Segundo dados da Ideal Consulting, divulgados no G1, o consumo de vinhos disparou durante a pandemia. Em julho de 2020, no Brasil, as vendas cresceram três vezes mais em relação à março do mesmo ano. E os hábitos de consumo se transformaram na mesma intensidade: além da maior demanda por produtos de qualidade e em novas versões, as pessoas têm repensado tradições e consumido mais bebida em lata. É com essa busca por novos sabores e uma energia descontraída que a Vivant, marca nacional de vinhos em lata, vem se destacando. Lançada em 2019, a marca conseguiu desenvolver uma embalagem que preservasse as características da bebida e fosse também sustentável. E se deu bem: de lá pra cá, a empresa vendeu 40% a mais do que o esperado.
2. Bebidas que proporcionam experiências diferenciadas
As pessoas não têm buscado somente por bebidas de qualidade, elas querem também que o momento do consumo seja marcante. Para atender a essa demanda, algumas marcas têm ensinado seus clientes a fazer drinks em casa, enquanto outras oferecem experiências de degustação aliadas à gastronomia e ao turismo. E há aquelas que investem em embalagens bem criativas!
É o caso da Far From Home, marca de cervejas inglesa que propôs um rótulo animado. Mas calma, que não é magia, é tecnologia! A embalagem, criada pelo londrino Studio Morfar e pela revista Ferment, possui uma ilustração em realidade aumentada: basta aproximá-la da câmera do celular para ver o barquinho da lata navegar no pôr do sol…
3. Bebidas para regular o humor
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2020, apontou que 41,7% dos brasileiros estão sofrendo com distúrbios do sono durante a pandemia. Por isso, cada vez mais pessoas têm procurado ingerir substâncias saudáveis que as ajudem a relaxar da rotina estressante e a terem uma boa noite.
Se os tradicionais chás calmantes já cumpriam essa tarefa, antes da pandemia, agora outras bebidas também vieram para dar uma forcinha. É o caso da Driftwell, lançada pela PepsiCo neste ano: uma água saborizada que conta com L-teanina, aminoácido usado para relaxamento e comumente encontrado no chá verde.
Mudanças de comportamento vêm despertando novidades no mercado de bebidas. Com criatividade, marcas do setor mostram que, alcoólicos ou não, os produtos podem proporcionar experiências diferenciadas e ingredientes saudáveis que ajudem nos cuidados com a mente e o corpo.
Ufa, essa conversa deu até sede! Enquanto a gente prepara uma bebida refrescante por aqui, que tal você conferir também o nosso e-book especial sobre soft drinks? Lá, a gente conta um pouco mais sobre como essas bebidas estão transformando o mercado e porque as marcas devem ficar de olho nessa tendência!
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