Vedacit
Cuidados para a Casa
A Vedacit, empresa líder em impermeabilizantes e com mais de 80 anos de atuação no mercado da construção civil, segue inovando seu portfólio. A Pande atua como um parceiro estratégico de design do Grupo Baumgart há mais de 5 anos, desenvolvendo projetos de branding, arquitetura de portfólio, identidade de marcas e embalagens, campanha de comunicação e materiais de ponto de venda.
Após 3 anos do lançamento da nova marca e do novo conceito das embalagens, a Vedacit tinha o desafio de lançar 5 novos produtos, alguns eram extensões de linhas e outros eram novas marcas cujos nomes e identidade visual precisávamos desenvolver. Nesse processo, devíamos considerar como eles iriam se adequar à arquitetura das marcas já existentes. Todos os produtos a serem lançados tinham um atributo em comum, eram de aplicação mais simples e, para muitos deles, o consumidor não necessitaria do auxílio de um especialista, público para o qual a Vedacit sempre direcionava sua comunicação.
Como uma marca de impermeabilizantes pode se aproximar mais do consumidor não especialista? Esta foi a pergunta que guiou todo o projeto. Ao entrevistarmos a equipe de marketing e de desenvolvimento de produtos da Vedacit, percebemos que o momento propiciava uma grande oportunidade de inovação de produtos e de comunicação. Levando isso em conta, a aplicação dos produtos se tornou o foco das embalagens e da estratégia de comunicação. Baseado em um recurso de design, gameficamos as informações sobre a aplicação dos produtos da Vedacit desenvolvendo um ícone que mostra o grau de dificuldade de aplicação de cada produto, o APLICÔMETRO.
A partir desse desenvolvimento, criamos o conceito da campanha:
A GENTE INOVA, VOCÊ APLICA.
As mudanças de direcionamento na comunicação eram grandes! Apenas colocar as embalagens no ponto de venda não seria suficiente para destacar a grandiosidade do projeto. A recomendação foi criar uma estratégia da campanha de comunicação dos produtos, considerando que, além de iniciar uma conversa com um novo público, era preciso melhor informá-lo sobre as facilidades de aplicação, conscientizar sobre a importância da impermeabilização e, principalmente, empoderar o consumidor, capacitando-o a fazer sozinho.