Grupo Baumgart
Varejo
A unificação estratégica e a criação de uma nova identidade visual de um dos maiores grupos empresariais do Brasil, o Grupo Baumgart, levou cerca de um ano e provocou uma “pequena revolução” na companhia.
O projeto determinou as novas diretrizes do Grupo, deu origem a um manual interno de conduta e ética aplicável a todas as suas empresas e ainda desenvolveu o novo logotipo da empresa, representando-a como desejava ser compreendida: um grupo familiar forte, sólido e moderno.
Representar em uma única imagem toda a estratégia de um grupo vasto e diverso como o Grupo Baumgart, detentor de negócios no varejo, hotelaria e agropecuária, sem abandonar a história de cada empresa e suas identidades próprias. Este foi o desafio lançado à agência quando contratada para desenhar a identidade visual da companhia, consolidar e alinhar o plano das empresas Vedacit, Expo Center Norte, Shopping Center Norte, Lar Center, Novotel São Paulo e Fazendas Reunidas.
A solução fortaleceu as empresas frente a grande concorrência e facilitou a comunicação interna e externa. O design da marca materializa visualmente os pilares estratégicos definidos para o Grupo: crescimento, continuidade, transformação e engajamento, valores definidos a partir das informações obtidas nas entrevistas feitas com colaboradores, acionistas e gestores dos empreendimentos.
O ‘engajamento’ é representado por formas que se complementam, enquanto a ‘continuidade’ é simbolizada por formas sinuosas que trazem a clara sensação de continuidade e dinamismo. Já ‘transformação’ foi materializada em uma imagem formada pela intersecção de dois elementos que sugere a transformação contínua. Por fim, a paleta de cores transmite equilíbrio e modernidade, refletindo o novo momento do Grupo Baumgart.