Cerveja Nauta

Atento à expansão do mercado de cervejarias artesanais no Brasil, o Carrefour chamou a Pande para conduzir o processo de criação de uma nova marca exclusiva, com a meta de democratizar o consumo das cervejas artesanais e, com isso, aumentar as vendas de cervejas especiais em suas lojas.

É difícil encontrar alguém que, nos últimos anos, não tenha degustado uma nova cerveja e indagado: por que não provei isso antes? Isso porque, quanto mais se conhece novos sabores, mais se quer experimentar novos rótulos. Uma verdadeira revolução no já enraizado hábito de consumo de cervejas no Brasil. Apenas no ano de 2019, houve um crescimento de mais de 150% na oferta de rótulos de cervejas especiais. Para as cervejas comuns, esse aumento foi de apenas 1,7%, apesar desse setor ainda ser o detentor do maior volume de vendas, com quase 70%. Considerando esse cenário, o Carrefour resolveu criar uma nova marca exclusiva que garantisse uma oferta de produtos de qualidade a preços acessíveis.

Para o desenvolvimento de um conceito relevante e que posicionasse a NOVA marca entre as cervejas artesanais, fizemos um grande processo de imersão no segmento a fim de identificar os principais códigos da categoria; como as marcas contavam suas histórias e quais símbolos eram utilizados em suas narrativas. Diferente do que acontece com as marcas das cervejas comuns, as cervejarias artesanais têm uma maior liberdade nas rotas de construção de suas identidades. Exploram elementos visuais em seus territórios simbólicos, místicos, irreverentes e arquetípicos.

Com base no resultado da fase de investigações, o time de estratégia da Pande fez a recomendação pela criação de um NOME e um SÍMBOLO que fossem significativos para expressar o espírito explorador da nova marca.

NAUTA evidencia a busca dos novos consumidores por diferentes sabores e sensações. Os traços rústicos do desenho da marca sugerem o processo minucioso de manufatura, letra a letra. Uma analogia à produção das cervejas especiais que estabelece um paralelismo com os rudimentos da construção naval. O símbolo do timão em simbiose com o lúpulo reforça a ideia de uma jornada exploratória e de uma cartografia cervejeira exclusiva na qual a cerveja artesanal representa a sede por novas descobertas.

Nauta é um convite à exploração. Uma expedição rumo ao descobrimento dos melhores tesouros e das misturas ideais. Norteados pela tradição das cervejas artesanais, encontramos a rota perfeita de sabores e aromas. Embarque nessa viagem de especiarias. Com Nauta, o consumidor é promovido a timoneiro da jornada. Velas infladas para singrar os mares bravios do virtuosismo cervejeiro. Navegar é preciso!

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