Um design para chamar de seu: a importância de embalagens personalizadas

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Sabe quando você encontra um produto que parece ter sido feito exclusivamente para você? Pode admitir: a sensação é ótima, não é mesmo? Para as marcas, isso também é positivo: afinal, a chance de criar uma conexão forte com o consumidor e fidelizá-lo aumenta.

Claro que ainda é inviável que as empresas invistam na personalização para produzir cada item que está no mercado de forma individualizada. Mesmo assim, não é impossível oferecer embalagens desse tipo para as pessoas e, nesse sentido, o design tem um papel fundamental.

Quer saber mais sobre por que a personalização é uma das principais tendências do design de embalagens? Continue a leitura!

 

O que estamos chamando de personalização?

Personalizar é entregar um conteúdo ou funcionalidade de acordo com as preferências, necessidades e características de uma pessoa ou um grupo específico. No caso das embalagens, a personalização pode ser aplicada de diversas formas: desde um design que provoque reconhecimento de uma segmentação de consumidores até um que seja totalmente exclusivo e feito de acordo com os interesses do cliente.

Um design para chamar de seu: a importância de embalagens personalizadas

Um exemplo interessante de embalagem personalizada – e que também tem tudo a ver com a importância de defender causas – vem da Skol. A marca lançou uma edição especial de suas latinhas em cinco cores diferentes, como uma forma de celebrar a diversidade e a beleza de todos os tons de pele. A estratégia deixou claro que uma mudança de design pode ser muito eficaz para gerar ainda mais identificação com um produto.

 

Só para mim, por favor!

Uma das grandes vantagens da personalização é que ela vai ao encontro de uma grande necessidade das pessoas: a de ser notado e apreciado. Em diversas situações, os consumidores mostram que a sensação de exclusividade é mais interessante do que a de massificação – mesmo que a mercadoria não seja de fato “exclusiva”.

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Certos produtos personalizados são considerados de “maior valor” quando comparado aos “não personalizados”. Quer um exemplo disso? As famosas latas e garrafas da Coca-Cola que traziam nomes foram um sucesso e, até hoje, existem consumidores que guardam as embalagens em suas casas. O principal motivo é que iniciativas como essa conseguem causar aquela sensação de exclusividade que falamos no início do texto – a sensação de “esse produto foi feito para mim!”.

São estratégias de personalização desse tipo que permitem que os consumidores se engajem de maneira mais íntima com as marcas, tornando a relação ainda mais rica e duradoura. Enxergar algum traço da própria identidade em um produto (como o próprio nome ou uma mensagem de apoio à sua orientação sexual) faz com que a experiência de compra seja mais especial e, por isso, mais memorável.

 

Tecnologia a favor da personalização

Com o avanço da tecnologia, criar uma estratégia de personalização pode ser ainda mais fácil e eficiente. Por duas razões principais: a primeira é que as novas ferramentas permitem que as marcas compreendam de forma mais detalhada os interesses e comportamentos de um público específico na hora de desenvolver um projeto desse tipo. A segunda é que as pessoas já estão bastante acostumadas com o mundo on-line, o que é um grande facilitador para campanhas personalizadas.

Pande

A Lacta, por exemplo, permite que os consumidores coloquem nome, mensagem e emojis nas embalagens de chocolate para presentear alguém. A pessoa precisa apenas entrar no site da marca, inserir as informações e encomendar o produto, que é enviado pelo correio.

A Coca-Cola também possui um serviço semelhante para a customização das embalagens. No site da companhia, é possível comprar garrafinhas de refrigerante com mensagens escolhidas pelos próprios clientes.

 

Na hora de criar embalagens para aumentar o engajamento do público com a sua marca, investir em um design personalizado pode ser uma ótima solução. Novas ferramentas tecnológicas já estão sendo desenvolvidas para agilizar o processo de impressão das embalagens, o que facilita (e muito) a execução de estratégias nesse sentido. Portanto, se aquilo que é exclusivo atrai mais a atenção das pessoas, por que não oferecer essa experiência para elas?

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