Pande Wise: os melhores conselhos para criativos

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Nos últimos meses, tivemos que pensar não só em novas soluções, mas também em novas perguntas. Diante das mudanças trazidas pelo distanciamento social e pela aceleração dos processos de digitalização, o olhar dos mais jovens fez toda a diferença, mas aquele velho ditado da vovó — “Duas cabeças pensam melhor que uma.” — foi o pensamento-chave para encararmos tantas transformações com otimismo e eficiência. 

Por isso, além de levantar discussões entre nossa equipe, convocamos ideias e olhares de profissionais de diversos setores, o que deu origem ao Pande Wise, nosso ciclo interno de palestras. Em cinco dias, tivemos a oportunidade de refletir com pessoas que admiramos, ganhando insights sobre design, estratégia e criatividade. Para compartilhar um pouco desse evento que nos encheu de orgulho, separamos algumas lições dos nossos convidados para criativos de todas as áreas. Venha se inspirar com a gente!

Leopoldo Leal: “Abrace as possibilidades do inesperado.”

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Saber explorar diversas perspectivas e treinar o olhar analítico foi os insights do primeiro encontro com Leopoldo Leal

Nosso primeiro convidado já chegou causando! Calma, a gente explica: o doutor em design pela FAUUSP e professor na pós-graduação do Senac e da EBAC, Leopoldo Leal, baseou-se nas 8 fases do processo criativo do professor doutor Robert Keith Sawyer para elaborar a tipografia “Pandemonium”. O trabalho levou o 1º lugar no 33o Prêmio do Museu da Casa Brasileira e foi selecionado para a 13a Bienal Brasileira de Design Gráfico. O nome faz alusão ao processo criativo fervilhante e repleto de experimentações de um designer. 

Entre suas muitas citações e processos inspiradores, o professor Leopoldo nos convidou a abrir os olhos para as possibilidades do inesperado. Segundo ele, quando estamos alertas e formamos um repertório rico, reconhecemos oportunidades no horizonte que não imaginaríamos encontrar. Mas como se preparar para esses encontros fortuitos? Embora não haja uma receita universal, o importante é que você se disponha a sair da sua zona de conforto, buscando ler, ouvir e ver conteúdos sobre assuntos que não domina. 

Fábio Haag: “Explore o potencial de expressão dos seus projetos.”

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Fabio Haag destaca a importância da tipografia e a estética para transmitir mensagens claras e objetivas

Com quase 15 anos de carreira, o designer especializado em tipografias Fabio Haag chegou ao mercado em um momento peculiar para quem atua com os tipos: o surgimento e o crescimento das tecnologias mobile. Com elas, aumentou também o número de interfaces em que as empresas precisam marcar presença e a urgência das mensagens, o que abriu portas para a tipografia assumir um papel de destaque nos projetos de identidade visual. 

Para Haag, no processo criativo, “quando temos apenas alguns segundos para comunicar uma mensagem, os tipos devem ser tão expressivos quanto a funcionalidade os permita ser”.

Caetano Haberli: “Escute atentamente o que seu público tem a dizer.”

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Colocar o público no centro das estratégicas é a melhor forma de entender suas necessidades e pensamentos

Quanto maior a disposição para escutar as pessoas ao nosso redor, mais descobertas fazemos. Afinal, tão importante quanto vender uma ideia é o aprendizado que ela envolve. É o que pensa o doutor em Sistemas de Informação e consultor Caetano Haberli. Compartilhando seus mais de 40 anos de experiência em marketing e estratégia, ele contou que as pesquisas e ferramentas de segmentação são essenciais para que as marcas entendam seus públicos e posicionamentos e identifiquem oportunidades para gerar valor.

Em sintonia com Haberli, o nosso Chief Strategy Officer, Gian Franco, completou: “Você não pode realizar uma pesquisa de mercado buscando confirmar uma hipótese. É preciso se abrir ao mundo do cliente.”

Vini Vieira: “Mantenha a curiosidade de uma criança.”

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Aguçar o sentido explorador e manter sempre a curiosidade é um dos destaques que Vini Vieira trouxe na Pande Wise

Direto de Londres, o Creative Director da agência de design de marcas Bulletproof, Vini Vieira, não poupou entusiasmo ao compartilhar suas referências. Enquanto aqui estávamos prestes a comemorar o Dia das Crianças, Vini contou que a expressão em inglês “stay naive” — “mantenha a inocência”, em tradução livre — é um dos lemas da Bulletproof. Lá, eles acreditam que essa característica nos torna mais propensos a explorar soluções pouco convencionais. 

Com cases de “encher os olhos” e a experiência didática que acumulou na docência em instituições como Faap, Senac e University of the Arts London, Vini mostrou ainda que designers e estrategistas precisam zelar pelas marcas em todos os aspectos: “Se estamos fazendo algo, precisamos acreditar no que estamos fazendo.”.

Julia Ponteli: “Criatividade e estratégia andam juntos.”

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Pensar estrategicamente foi um dos insights trazidos por Julia Ponteli

Ex-sócia da Springpoint Brasil, Julia acabou de se formar em um MBA de Processos de Inovação na Kellogg School of Management e já atuou na Deloitte Digital nos EUA. Ela nos contou um pouco sobre sua visão do panorama de estratégia e inovação atual e compartilhou (muitas!) ferramentas úteis para ativarmos o lado estratégico da criatividade.

E é justamente por adotar a estratégia como mindset que Júlia lança um olhar de longo prazo em seus processos criativos: “Quando você olhar para um negócio, de qualquer porte e tipo, pergunte-se: “Como isso se diferencia do mercado? (…) Assim, fica mais fácil entender o diferencial que esse projeto está gerando.”

Os tempos são outros, mas a vontade de inovar e gerar valor permanece. Com o Pande Wise, recebemos conselhos para criativos que podem ser aplicados em diversos aspectos de nossas vidas. O evento vai deixar saudades! Quem sabe, a gente não organiza uma nova edição para compartilhar ainda mais conteúdos legais com vocês? 

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