Alimentos, bebidas e macrotendências: o que 2022 guarda para nós?
Inspire-se
Um passo à frente e tudo já está diferente. Com diversas mudanças acontecendo simultaneamente, estamos assistindo aos impactos ambientais causados pelo desenvolvimento acelerado do mundo. Nesse turbilhão de novidades, o mercado tem que se atentar aos próximos passos: no setor de alimentos e bebidas, o período é de transformação. Com as reivindicações ambientais e sociais que exigem mudanças imediatas na cadeia de produção e valor, o setor se prepara para suprir de maneira mais eficiente às demandas desse novo consumidor, cada vez mais consciente e preocupado com os processos envolvidos nos produtos que compra. E por que é tão importante falar sobre isso? Se não nos atentarmos agora, as consequências de um desenvolvimento desenfreado podem colocar em cheque o nosso planeta. É necessário discutir, do ponto de vista econômico, ambiental e social, qual será o plano daqui pra frente. O futuro que nós queremos começa a ser construído agora.
Tudo começa no processo
Com a consciência ambiental cada vez mais presente nos consumidores, técnicas sustentáveis passaram a ser mandatórias nos processos de criação e consumo de produtos. Pelo mundo inteiro, vemos o crescimento de práticas agrícolas sustentáveis que reduzem custos e requisitos de transporte. A Puris, uma das maiores fabricantes de proteína de ervilha da América do Norte, lançou uma variedade de ervilhas com alto teor de proteína que pode ser cultivada em grande escala. E o melhor de tudo: a variação do insumo pode ser plantada durante quase o ano inteiro, já que o produto é viável em seis zonas climáticas diferentes.
Embalagens alternativas
As novidades estão aparecendo nas embalagens também. Para se adequar ao novo contexto, marcas estão na corrida para encontrar soluções que minimizem o impacto negativo ao meio ambiente. Se o uso responsável do plástico já era uma preocupação recorrente, agora ela virou regra para a cadeia de produção em empresas do mundo inteiro. O Waitrose & Partners, uma marca de supermercados britânicos, se empenhou em eliminar todo o plástico desnecessário para tornar as embalagens dos seus produtos recicláveis e reutilizáveis. Após diversos testes com TIPA® (uma marca de embalagens sustentáveis), a empresa descobriu que o material compostável fornecia a transparência e capacidade de impressão que eles precisavam para embalar sua cadeia de suprimentos.
O futuro está na mudança
Em nosso e-book Macrotendências alimentos & bebidas 2022, mapeamos cinco macrotendências que vão movimentar o mercado de alimentos e bebidas no ano que vem. Você pode conferir o material na íntegra em nossa seção “Reports“.