Como conciliar design e sustentabilidade?

Categorias
Inspire-se

Desde encontrar soluções inovadoras para melhorar o fluxo dos processos até propor novas formas visuais para se comunicar, o design possui muitas funções. E uma delas, talvez a principal, é utilizar a inteligência da área para facilitar o entendimento das coisas e tirar projetos do papel.

Embora não seja surpresa para ninguém, é bom reforçar: as mudanças climáticas que estão rolando no mundo são preocupantes e devem fazer parte da vida de toda a população a partir de agora. Afinal, tudo isso está relacionado com a nossa permanência aqui na Terra, concorda?

Nesse sentido, o design tem nos ajudado a encontrar alternativas eficientes para enfrentar o contexto climático que o mundo enfrenta.

Design e sustentabilidade

Uma das categorias do design é interligada com a proposta de sustentabilidade. O ecodesign é focado em aliar a criação com as práticas sustentáveis, ou seja, sempre colocar como uma das prioridades o impacto ambiental e a preservação do meio ambiente. Esse tipo de abordagem, inclusive, está se tornando uma tendência entre empresas ao redor do mundo.

Em criações de embalagens de produtos opta-se por usar materiais e técnicas sustentáveis, a fim de diminuir o impacto ambiental. E elas não se restringem somente ao material, mas a toda a estratégia e conceito utilizados na produção. As chamadas embalagens inteligentes, por exemplo, possuem ativos que monitoram as condições dos produtos em tempo real. Isso é muito importante para evitar o desperdício de alimentos. 

E design sustentável, é a mesma coisa?

O conceito abrange uma ideia muito mais ampla, pois nasce da união de ecodesign e design social. 

Ele engloba ideias do ponto de vista ambiental e também social. Ele não é focado apenas no produto final, mas em todo o processo envolvido no planejamento e desenvolvimento dele. É necessário levar em consideração o ciclo de vida, produção, consumo e descarte do produto. 

Do ponto de vista social, esse tipo de design se preocupa em considerar o contexto social em que o produto está ou será inserido. Lançar um produto reciclável e orgânico produzido por meio de trabalho infantil ou forçado é contraditório, não?

Para eliminar todo o plástico desnecessário das embalagens e torná-las reutilizáveis, a Waitrose & Partners passou a usar o produto da TIPA®. O filme compostável fornecia a vida útil, a transparência e a capacidade de impressão que eles procuravam para acomodar sua cadeia de suprimentos.

A mudança precisa começar agora e o design é uma ferramenta importante nesse processo. Considerá-lo para processos estratégicos e que levem em conta pautas sociais e ambientais é fundamental para construir uma estratégia assertiva e ajudar na construção de um futuro muito mais saudável.

Leia também