Tristar

Ao longo de sua história, a TriStar construiu sua reputação de forma orgânica, a partir do reconhecimento da qualidade dos serviços e da expertise em serviços aeroportuários. Com uma gestão próxima, muitos dos valores da marca são percebidos a partir dos valores dos sócios-fundadores, que fazem de seu know-how do setor uma fonte de credibilidade para a marca e para o negócio, imprimindo uma forte identidade percebida pela cultura interna e pelos clientes.

Frente a um contexto que impunha desafios nunca vivenciados pelo setor aéreo e exigia maior profissionalização dos processos internos, o projeto de branding da TriStar teve como missão comunicar o novo momento do negócio, que, embora continue sempre fiel a seus valores essenciais, precisava abrir portas para uma nova onda de crescimento.

Um dos maiores obstáculos era a complexidade do mercado em que a TriStar atua. O setor aeroportuário, caracterizado por sua altíssima dependência de precisão temporal e coordenação de atividades, torna qualquer atraso nas operações uma ameaça significativa à rentabilidade. Nesse contexto, os preços baixos dominam as decisões, mas a TriStar sabia que precisava ir além desse discurso.

A concorrência, muito focada em custo e com pouco valor agregado, desafiava a TriStar a encontrar uma maneira de comunicar sua proposta de valor de maneira eficaz, sem cair na armadilha do discurso sobre preço. A empresa já era pioneira na quebra de paradigmas no setor, mas esse valor inovador não estava sendo percebido da forma desejada por seus clientes e stakeholders. Surge, então, a grande questão: como contar a história de uma empresa que “opera nos bastidores”, essencial para o funcionamento da aviação, mas pouco visível aos olhos do público?

Para enfrentar esses desafios, um processo de imersão foi conduzido, envolvendo entrevistas em profundidade com clientes e stakeholders internos. Isso permitiu a construção de uma base sólida para o reposicionamento da marca. O trabalho foi focado na definição clara de um novo posicionamento, centrado na eficiência, e na criação de uma arquitetura de marcas capaz de organizar e potencializar a comunicação da TriStar, levando em consideração as necessidades de seus diferentes públicos.

A arquitetura de marcas foi repensada com base na construção de uma árvore de decisão para auxiliar na consolidação da imagem de uma empresa sólida e especializada, ampliando também sua atuação para áreas como o segmento de courier, tanto dentro quanto fora dos aeroportos. Essa mudança estratégica tinha como objetivo aumentar o alcance e explorar novas oportunidades de negócio.

O posicionamento foi reformulado para refletir um discurso de eficiência em todos os pontos de contato com os clientes, desde o atendimento até as soluções oferecidas. Em vez de se posicionar como “o melhor do mercado”, a TriStar passou a comunicar: “fazemos o melhor para que o cliente tenha os melhores resultados”, evidenciando sua verdadeira proposta de valor, que vai além do simples fornecimento de serviços de ground handling.

A mudança no posicionamento e na arquitetura de marcas resultou na criação de uma nova marca para o Grupo: TriStar Group, que consolidou a cultura de eficiência tanto entre os públicos interno quanto externo. Dessa forma, o modelo monolítico foi uma das estratégias-chave, permitindo a troca de valor entre as diferentes unidades de negócio, reforçando a coesão e integrando as várias operações sob a marca do Grupo.

Além disso, as sugestões estratégicas apresentadas, como a gestão de portfólio e a definição de um discurso que colocasse a empresa a serviço das necessidades do cliente, trouxeram resultados tangíveis. A marca passou a ser reconhecida por sua capacidade de resolver problemas complexos de forma ágil e eficaz, ganhando relevância no setor pós-pandemia, onde a confiabilidade e a eficiência são mais valorizadas do que nunca.

A TriStar conseguiu superar desafios históricos e posicionar-se como uma referência em seu setor, não apenas pelo custo-benefício, mas pela excelência operacional e pela capacidade de agregar valor aos seus clientes. Ao adotar uma abordagem mais centrada nas necessidades dos clientes e profissionalizar sua imagem e processos, a TriStar consolidou-se como uma empresa de referência, especializada na resolução de problemas no complexo mundo da aviação.