Tijuca

Tijuca faz parte do portfólio da Cervejaria Cerpa, uma tradicional empresa paraense de origem alemã com mais de 50 anos de história. Uma marca que se destaca pelo zelo com que une as mais rigorosas e consagradas técnicas europeias de produção somadas à criteriosa seleção de ingredientes. A criativa brasilidade, que faz das somas das misturas algo novo e extraordinário, é a nota especial que destaca Tijuca frente às concorrentes. Além de todas as suas características, a marca se sobressai por utilizar, como principal ingrediente, a água mais pura da Amazônia.

O setor cervejeiro passa por intensas inovações e, por conta da impetuosa expansão da categoria, foi redefinido por uma pulverização das marcas ao longo dos últimos anos. Identificado o potencial da Tijuca e definido o arrojado objetivo de consolidar a marca em uma dimensão nacional intensificando seu crescimento, a Pande realizou um amplo trabalho estratégico, distribuído em várias etapas, para compreender as características do cenário nacional e internacional do mercado cervejeiro. No início do projeto, fizemos uma pesquisa de força e contribuição de marca a fim de entender as potências de cada marca da cervejaria Cerpa e compará-las com as marcas competidoras, segmentando-as por  mercados de atuação. Além disso, foram mapeados os atributos que as faziam reconhecidas e também os pontos com potenciais inexplorados de cada uma delas. Toda essa etapa pode ser sintetizada como um processo de percepção das potencialidades, que indicaram Tijuca como uma marca com enorme capacidade de expansão. A pesquisa indicou os principais insights estratégicos que serviram de base para as próximas fases do projeto: os principais atributos da marca; seus diferenciais relevantes; territórios de atuação; a definição dos targets; a potencialidades do portfólio. A partir desse ponto, a Pande fez uma minuciosa investigação dos cenários da marca e de suas concorrentes, recomendamos as diretrizes estratégicas para reorganizá-la e reposicioná-la como um player de destaque no país.

 

Uma compreensão profunda sobre o processo de diagnóstico e o entendimento das bases nas quais o mercado cervejeiro se movimentou nos últimos anos foi fundamental, e foi conduzido em parceria com nossa equipe criativa, que obteve daí elementos consistentes para desenvolver uma identidade que contemplasse a manutenção dos principais equities de uma marca que é avaliada como sinônimo de qualidade em seus mercados. Ao mesmo tempo em que garantia a compreensão de seus equities identitários, os insights criativos forneceram a base para a criação de uma nova identidade mais antenada, moderna e sofisticada. Os trabalhos preliminares direcionaram todo o projeto: a arquitetura de marca e portfólio; a plataforma de marca e a identidade visual. Tudo partiu de nossas avaliações de como potencializar o real valor construído pela marca. As várias etapas do processo estratégico-criativo foram coroadas posteriormente por uma pesquisa qualitativa que validou a potência da rota criativa, aprovada pelos consumidores e pela equipe interna da Cervejaria Cerpa, em um intenso processo cocriativo.

Na fase criativa do projeto, e após mergulhar na compreensão da estratégia definida para a marca Tijuca, a equipe de criação Pande mapeou os pontos que precisavam ser ajustados para proporcionar uma melhor percepção de valor. Nesse sentido, investimos no rejuvenescimento da marca e em uma comunicação mais moderna, diferenciando Tijuca no portfólio institucional da empresa. Além disso, reforçamos a distinção de suas variantes Puro Malte e Pilsen. Definindo seu território de atuação no campo das cervejas Premium, a Pande potencializou os elementos sutis que comunicam sofisticação e glamour, tudo sem abrir mão dos códigos que identificam Tijuca como uma marca ousada, autoconfiante, expansiva e descontraída. A marca passa então a ser ressignificada em um território de compartilhamento dos bons momentos. Tijuca é a síntese do espírito brasileiro: uma marca que extrai o melhor da cultura europeia com as particularidades do nosso país: nossa maior riqueza, as águas da Amazônia; o nome de origem tupi-guarani que identifica a marca e a união das distintas regiões do nosso Brasil continental, aproximando Norte e Sul, Pará e Rio.

Tijuca é referência ao que temos de mais festivo e exuberante. A marca, como um dos principais atributos do Brasil, transborda versatilidade e criatividade e a boa mistura com a qual todo brasileiro se reconhece e se identifica. Originária de várias fontes, cria sua personalidade que exalta a liberdade de nossas escolhas, de uma forma simpática e alto-astral, com muita versatilidade transmitida por códigos que transitam perfeitamente em vários ambientes: festas, bares, churrascos com amigos, praias e parques. Aliás, como os nomes sugerem lugares, Tijuca combina principalmente com as ruas, com as calçadas e calçadões, com os espaços abertos e com as amplidões azuis do mar, dos rios e do céu. Para representar esse livre trânsito, o color code azul tradicional foi mantido, mas com modificações de suas tonalidades e com a suavização das linhas mais duras.

O resultado desse intenso processo estratégico-criativo é uma embalagem mais fluida e leve, mais de acordo com o espírito brasileiro jovial e festivo. A tipografia utilizada buscou destacar o nome tornando-o mais sofisticado e amigável com o arredondamento dos cantos da fonte. A leveza de espírito, um atributo relacionado ao perfil de seu público consumidor, ficou representada pela exclusão das sombras presentes no antigo layout. E, complementando tudo, de forma harmoniosa (como uma saborosa cerveja), há o elemento distintivo dos losangos, garantindo movimento e autenticidade característicos de uma marca tão determinada. Os elementos gráficos que emolduram o rótulo garantem um gigantesco potencial comunicativo que fazem alusão à vida agitada e à boêmia de bares e calçadões. Seus grafismos transformam-se em patterns proprietários que identificam a marca e garantem um maior destaque visual nas gôndolas. O conjunto da nova identidade visual de Tijuca sugere alto-astral e descontração: é a atitude positiva dos que veem o copo sempre meio cheio, em meio aos amigos, todos juntos, unidos pela Tijuca.