São João Alimentos

A São João Alimentos é uma empresa com mais de 50 anos de história, que possui unidades em São Cruz do Rio Pardo, Uruguaiana e o centro de distribuição em São Paulo. Uma das indústrias mais reconhecidas no mercado brasileiro, com alta performance e investimentos em tecnologia, produzindo mais de 15 mil toneladas de alimentos com certificações internacionais de segurança alimentar.

A São João Alimentos nos procurou com o desafio: Como podemos continuar crescendo? O projeto começa, então, em janeiro de 2020 com o objetivo de consolidar uma transformação estratégica em seu negócio, para aumentar a atuação no segmento e possibilitar sua expansão.

As etapas começaram com uma imersão profunda nos valores de origem da empresa e no entendimento do negócio. Nos relacionamos com os principais stakeholders para entender melhor como a cultura interna percebia os seus diferenciais. Analisamos como as diferentes marcas Empório São João, Patéko, Riviera, Taiyô Mai e Famil estavam posicionadas no ambiente competitivo. 

Assim, passamos a entender também como o consumidor encontrava as marcas,  visitando 26 canais em 5 cidades diferentes. A análise dos canais, exposição e preço foram essenciais, com o PDV sendo um importante canal de construção de valor e o principal contato com o consumidor.

Em seguida, analisamos as macrotendências do setor e como os principais players se posicionavam e organizavam seu portfólio. Falamos com os consumidores através de pesquisa e um teste cego, para entender a percepção da marca e a qualidade do produto. A partir dos dados, das necessidades dos consumidores, padrões da indústria e segmentações do varejo, definimos então o papel de cada marca para o negócio, a segmentação entre as marcas, categorias e produtos, além do caminho futuro de cada uma. Criamos um mapa único do negócio, para orientar e facilitar as decisões ligadas às marcas e ao negócio.

 

Consolidamos a plataforma da marca Institucional e das marcas produto, utilizando nossa metodologia Brand Value, que orienta todos os aspectos conceituais e todos os elementos que diferenciam as marcas. Criamos uma nova linguagem para Empório São João, Patéko, Taiyo Mai e Riviera, comunicando claramente seu novo posicionamento. Desenvolvemos mais de 60 embalagens e 50 vídeos de receitas.

No redesenho da marca Patéko, fizemos o resgate histórico do mascote. Atualizamos o traço do Pato, que ganhou volume, customizações e protagonismo na comunicação. Toda a linha de embalagens ganhou appetite appeal e um código cromático mais direto para a diferenciação dos produtos.

Já para a consolidada Empório São João, fizemos um redesenho sutil, otimizando e atualizando os equities visuais da marca. Simplificamos formas, eliminamos contornos, atualizamos as tipografias e fizemos uma ilustração realista inspirada na foto histórica presente nas embalagens.  

Por fim, o redesenho de Taiyo Mai foi inspirado no “Shodô”, arte milenar da caligrafia japonesa que conduz sua filosofia e significados em traços que formam o Kanji. Toda essa arte, feita em pinceladas únicas e sem retoques, é absorvida pelo washi, papel feito de arroz. Redesenhamos também o lettering da marca e trouxemos grande impacto visual para a gôndola, com o uso das cores vermelho e preto.

Como parte essencial do projeto de crescimento, definimos um plano de diretrizes estratégicas principal e um plano de execução tática para a preparação da mudança. Outra parte relevante foi o engajamento da equipe na transformação, quando trabalhamos em treinamentos com o time de vendas no pré e pós lançamento. Organizamos a 1ª convenção da empresa em 2021, o Dia D, que foi um marco importante para a mudança de mentalidade da equipe e o início da transformação do negócio.

 

E nosso papel de parceiro estratégico não termina por aí, continuamos dando um suporte constante para o crescimento de SJA, com planejamento de ação de trade, comunicação, treinamentos da equipe comercial, eventos, pesquisas, tendências do mercado e expansão de portfólio das marcas.