INFO

Client

Ráris

Setor

Alimentos e bebidas

Expertise

Arquitetura de marca, Estratégia de Marca, Identidade de Marca

RÁRIS

SETOR

Alimentos

EXPERTISE

Estratégia

Arquitetura de Portfólio

Redesenho de Marca

A empresa é uma das pioneiras na comercialização de arroz integral no Brasil e uma das principais responsáveis pela construção da categoria de mix de cereais com arroz. A Ráris pertence à Mars, uma das maiores corporações privativas dos Estados Unidos e proprietária de algumas das marcas mais populares do mundo, incluindo M&M’s, Snickers, Twix, e os alimentos para animais de estimação Pedigree e Whiskas. A Pande, em sua parceria com a Mars, teve o privilégio de atuar, em várias fases de desenvolvimento, com cada uma das referidas marcas.

INFO

DESAFIO

Alinhada com as tendências de alimentação saudável, ao longo dos últimos anos, a categoria de arrozes especiais vem se transformando muito.  Partindo desse panorama, o projeto foi dimensionado por uma abordagem de design estratégico que se iniciou com uma investigação de mercado a fim de entender a perspectiva do consumidor, e a dinâmica da categoria, atrelado a um estudo do histórico da marca e dos concorrentes e seus diferenciais.

Tendo esse diagnóstico como norte, criou-se um direcionamento estratégico para cada um dos produtos (que contava com lançamentos de variantes como quinoa e uma nova linha de produtos prontos). Buscou-se uma nova identidade visual adequada à marca e as linhas de produtos. Definimos, junto à equipe da Mars, que Ráris deveria potencializar seus elementos principais de distinção para uma melhor performance mercadológica. Uma outra importante demanda foi a do redesenho do logotipo, cuja difícil legibilidade provocava algumas confusões relativas ao nome da marca.

SOLUÇÃO

O logotipo foi redesenhado, resolvendo o problema de legibilidade. Todas as embalagens foram renovadas a partir da premissa da redução da quantidade de elementos e potencialização da distinção das embalagens, garantindo assim maior destaque no ponto de venda. Criou-se padrões sólidos para a extensão da linha, como a linha Express de produtos prontos, e novas soluções para os lançamentos, contemplando a ampliação do portfólio de produtos da marca.

No novo desenho, incluiu-se os cereais de cada uma das variantes como componente distintivo anexado ao logotipo. Essa inclusão faz alusão ao sol, transmitindo positividade e qualidade de vida, elementos alinhados à essência da marca. Houve uma redefinição visual a partir da premissa que definiu a redução do número de elementos do layout, isso permitiu enfatizar os aspectos característicos de cada produto. A distinção da faixa de cor das variantes e a imagem com o bowl de cereais deixam as embalagens mais evidentes nas gôndolas. Em consonância com as atuais tendências, foram incluídas 2 janelas (uma no painel traseiro e outra no frontal) que permitem a visualização do produto e garante transparência em relação à quantidade e qualidade dos grãos.

Os novos itens da linha Ráris Express ganharam uma faixa que destaca e esclarece o diferencial do produto: pronto em 2 min no micro-ondas. São novas propostas à categoria que permaneceu estática durante anos. O dinamismo desse projeto garante a possibilidade de uma expansão ainda maior do horizonte de atuação da Ráris.

Receba mensalmente nossos
insights sobre branding e negócios