Nutren

A Nutren é uma marca da Nestlé Health Science Brasil que possui forte presença no mercado de suplementos. Com o objetivo de ampliar seu portfólio e oferecer soluções nutricionais na categoria de vitaminas e minerais em cápsulas, a Nutren procurou a Pande para a criação das embalagens de uma nova linha de produtos que reforça ainda mais o cuidado com a saúde de seus consumidores. A empresa tem se dedicado a ampliar sua expertise na produção de Vitaminas, Minerais, Herbais e Suplementos.

Reconhecida e valorizada pelos seus suplementos, o novo desafio é entrar no mercado das vitaminas. Algumas das perguntas que buscamos responder com o novo projeto eram: como introduzir Nutren em uma nova categoria? Quais elementos visuais representam a marca e devem ser mantidos e aprimorados no portfólio? Como diferenciar os produtos entre si? O que é padrão do mercado e onde há oportunidades de diferenciação?

Em suas pesquisas, a Pande constatou que tanto nas farmácias premium quanto nas populares há uma superexposição de marcas, gerando uma briga pela atenção do consumidor. Diante das gôndolas, a sensação é de confusão e excesso de informação. A organização é geralmente feita por tipo de produto ou marca. Percebemos que quando apresentados por marca, os produtos eram mais facilmente identificados pelo consumidor, reforçando a identidade visual da linha. Quando organizados por produto, algumas marcas desaparecem e outras se destacam por possuir uma identidade mais apelativa, com cores fortes ou logos grandes. Isso, no entanto, também contribui para a confusão visual. Nossa missão era trazer uma identidade com destaque em gôndola, comunicando, de forma eficiente e clara, os atributos do produto Nutren.

Analisamos a diferenciação de portfólio, a distinção entre as linhas e a organização das informações. A maior parte das marcas seguia uma organização de identidade monolítica, ou seja, com uma mesma estrutura. Elas fazem divisão entre linhas de acordo com especialidades que querem destacar: uma proposta mais tecnológica; target específico ou função diferenciada. Diante desse cenário, nosso desafio foi fortalecer a identidade visual a partir de uma estrutura que destaque a especificidade de cada produto. Considerando a dimensão das embalagens do produto (que possuem frascos pequenos), trabalhamos os elementos de Nutren para destacá-los nas gôndolas.

Nós também fizemos uma análise da categoria para o lançamento em cápsulas. Foram avaliados os seus padrões, a hierarquia de informações, os elementos de diferenciação e os elementos gráficos. Também levamos em conta a dinâmica neurológica de compra e consumo para desenvolver as artes de forma atrativa. Como esse lançamento é uma nova marca dentro do mercado de vitaminas, é importante transmitir familiaridade ao consumidor a partir dos códigos usuais da categoria. Sugerimos que alguns elementos da marca fossem trabalhados para gerar percepção de qualidade e resultado. Mantendo os códigos visuais já conhecidos, apresentamos os atributos principais da nova linha destacando a qualidade já reconhecida da Nutren.

O principal código de diferenciação utilizado no mercado são as cores e há, entre as diversas marcas concorrentes, variação em relação à hierarquia de informação. Nosso desafio foi equilibrar o destaque da marca com o descritivo do produto, valorizando os códigos das categorias e deixando claro que essa linha Nutren é vitamina e não suplemento em pó ou líquido.

A partir da estrutura gráfica de Nutren, criamos uma linha de vitaminas que traz uma grande área na cor branca ao layout para gerar mais sinergia com a categoria e se destacar na gôndola. As diferentes cores dos rótulos pontuaram as divisões criadas dentro desta nova linha.

A figuração das cápsulas reforçam o tipo de produto ofertado, deixando claro que se trata de vitamina. A laminação do rótulo garante um acabamento mais premium às embalagens.

A marca Nutren foi aplicada com grande destaque na embalagem, facilitando o reconhecimento. O descritivo e os claims sobre funcionalidade indicam diretamente que a unidade se trata do produto desejado. Uma construção simples, mas muito estilosa. Quanto à estrutura do design do rótulo, temos o arco e a lápide, com uma faixa de cor variável (de acordo com o produto) na qual constam o atributo e os benefícios.