Leinertex
A Leinertex, marca líder de tintas no Centro-Oeste do Brasil, possui mais de 40 anos de história. Na região, foi a primeira fábrica de tintas e hoje com investimentos e dedicação, abriga o laboratório mais equipado do território. Seguindo o padrão de marcas multinacionais, tornou-se referência no mercado e sua expansão possibilitou uma importante atuação e liderança também na região Norte.
É reconhecida pelo seu ótimo custo-benefício, além da eficiência tecnológica e respaldo técnico. Tudo isso sem perder o DNA familiar, motivo de grande orgulho e origem do sonho de criar a marca. Hoje a Leinertex busca expansão e reconhecimento de novos territórios e públicos, além de sua consolidação nas regiões que já atua.
Partindo do objetivo da Leinertex de aumentar sua expansão e atuação no segmento de tintas no Brasil, o nosso desafio foi investigar e recomendar as próximas diretrizes estratégicas para seu reposicionamento, desenvolvendo a identidade visual e de seu portfólio de produtos, possibilitando, assim, maiores condições para o crescimento do seu negócio. Para isso, foi necessário clareza sobre o posicionamento e definição de onde se desejava chegar, unificando e direcionando a comunicação da marca, para tornar-se um nome importante entre as maiores do segmento nacional, sendo reconhecida como tal em novas regiões e fortalecendo ainda mais sua identidade, nos lugares em que já era conhecida.
Após o aprofundamento e investigação da categoria de tintas, concluiu-se que a marca deveria ter seu posicionamento centrado no consumidor, aproximando-se de um território de comunicação emocional. Logo, os atributos importantes de praticidade e bom custo-benefício, característicos do legado da marca, deveriam estar presentes e melhor desenvolvidos a partir dali.
Neste sentido, o novo discurso da marca cumpre então o papel de conectar o sonho dos fundadores da marca com o desejo do consumidor de realizar aquele tão aguardado projeto.
Para isso, foi necessário uma imersão profunda no sentido de compreender os principais atributos da marca, PDV, hábitos de consumo e concorrentes. A pesquisa de campo e as entrevistas (tanto internas, quanto com consumidores) foram primordiais para compreender melhor como funciona a jornada do consumidor nessa categoria, que busca uma maior conexão emocional com as marcas premium, já que está envolvido num processo de idealização e concretização da tão esperada reforma.
É importante que a marca conceda o acesso às diferentes formas de sonhar, independente da renda ou região do país.
Quanto à estratégia de comunicação, criamos três pilares: Imagine, Projete e Transforme. O pilar “Imagine” trabalha a idealização do ambiente, que aborda a busca de referências, cores e detalhamento dos acabamentos. “Projete” instiga as pessoas a colocarem a “mão na massa”, medindo o ambiente e colocando o plano da execução da reforma em ação. Já o “Transforme” refere-se ao sentimento positivo gerado pela reforma realizada. Aqui, é explorada a satisfação e interação da pessoa com a sua nova casa ou ambiente.
Projetar é imaginar, enquadrar, medir.
As pessoas usam o gesto de enquadramento com as mãos para imaginar ou projetar uma visão de futuro sobre algo. No logotipo, o enquadramento evidencia a marca e na linguagem ele detalha o que deve ser focado, mas também pode ser ampliado de diversas maneiras, criando um elemento variável.
O novo símbolo representa esse enquadramento e, quando isolamos seus elementos, temos uma seta apontando para cima, representando o olhar para o futuro e crescimento (premissas do projeto) e também temos o “L”, representando o nome Leinertex, que carrega consigo aquele significado familiar tão importante para a empresa.
Para representar o posicionamento “a cor do sonho realizado”, as cores deveriam estar presentes na identidade visual, criando uma marca vibrante e amigável. O azul, característico da marca, passou por uma revisão cromática, ficando mais vivo.
Já para as embalagens, criamos uma estrutura modular a partir do novo ícone da marca, destacando uma área de cabeçalho para o logotipo e outra reservada para os claims (premissa de praticidade e ajuda ao consumidor). Baseando-se na possibilidade de flexibilizar a composição, cada linha de produto possui uma organização de grafismos. Com esse recurso, somado à variação cromática, obtemos uma maior diferenciação dentro das linhas do portfólio.