Korin

Korin é uma marca pioneira na produção e comercialização de alimentos orgânicos no Brasil, e vem ajudando a construir o mercado de alimentação saudável há mais de 20 anos.

Criada sobre forte alicerce filosófico que traz “o Bem, o Belo e a Verdade”, a marca se prepara para um novo ciclo de crescimento. Para isso, contou com a Pande para atualizar sua estratégia de marca, reorganizar a arquitetura de portfólio e o design das embalagens.

O mercado de orgânicos cresce em ritmo de duplo dígito, apesar da pandemia. Tal crescimento possibilitou que Korin ampliasse sua participação, tanto em share quanto em categorias.

No entanto, gerou um vasto portfólio de produtos de difícil diferenciação entre as linhas. Além disso, a entrada de importantes concorrentes no segmento fez com que os equities visuais pioneiros de Korin começassem a se dissolver na percepção do consumidor.

Era preciso voltar ao protagonismo, distanciar-se visualmente dos concorrentes, e liderar a inovação no mercado de orgânicos.

O grande diferencial não copiável de Korin é a própria essência da marca. Korin nasceu há 26 anos, quando alimentação saudável não era tendência, e o propósito da marca está embasado em uma filosofia que prega a alimentação saudável e natural, porque é o certo. Esse norte filosófico fez a marca surgir antes mesmo de existir uma forte demanda de consumo.

O novo posicionamento “naturalmente fazendo o bem” orientou a revitalização da linguagem da marca e a nova arquitetura de portfólio.

As 3 novas linhas receberam nomes que são um convite para que a alimentação saudável se torne, gradativamente, um hábito: Que Tal, Boa Pedida e Orgânica.

Processo

Para compreender o real diferencial de Korin, inicialmente o time da Pande mergulhou no entendimento da filosofia de Mokiti Okada, norteadora dos princípios da marca.

Mokiti Okada (1882-1995) foi o precursor da Agricultura Natural. Nascido no Japão, também dedicou-se aos estudos da arte, educação, economia, espiritualidade, filosofia, medicina, política, religião. Seu legado é um convite à construção de uma sociedade altruísta, harmoniosa, espiritualista e voltada às leis da natureza.

 

“As palavras e atitudes do homem devem ser belas.
Da expansão do Belo individual nascerá o Belo social, isto é, as relações pessoais se tornarão belas.”
Mokiti Okada (1882-1995)

 

Após esse mergulho conceitual, foram feitas análises de mercado e concorrência, análise da imagem da marca e estudos da sua cadeia produtiva.

Direcionamento criativo

A partir dos pilares da marca (O Bem, O Belo e A Verdade), o time da Pande buscou referências visuais na arte, natureza, arquitetura, filosofia e cultura japonesa.

Arte e Natureza

Foram os dois direcionadores eleitos para a revisão da identidade visual, uma vez que as marcas e embalagens de Korin deveriam expressar valores como qualidade e plenitude de vida, por meio de uma estética inspiradora.