Friato

A Friato, marca do Grupo Tomazini, é uma empresa brasileira de Pires do Rio, Goiás, especializada na produção de cortes de frango, produtos de carne suína e bovina, além de alimentos congelados de alta qualidade. Com tecnologia moderna e rigorosos padrões de segurança alimentar, oferece produtos saudáveis e práticos para o dia a dia, destacando-se pelo compromisso com a excelência e atendimento às demandas do mercado interno e externo.

A Friato procurou a Pande com o objetivo principal de fortalecer o reconhecimento da marca no ponto de venda, facilitando para o consumidor uma navegação mais clara e intuitiva pelo portfólio de produtos. Para isso, foi necessário analisar a organização atual do portfólio com mais de 143 sku’s em diferentes categorias, identificando os principais desafios e oportunidades para a marca nesse contexto. O projeto buscou construir uma identidade própria de marca que pudesse ser aplicada de forma consistente e relevante nas diferentes categorias e linhas de produtos, garantindo coerência e alinhamento estratégico para a Friato.

Para desenvolver o diagnóstico e as recomendações estratégicas, realizamos uma imersão profunda, que incluiu entrevistas com diversos departamentos do cliente, análise de 28 categorias em que a marca atua, estudo das principais marcas concorrentes e visitas a diferentes pontos de venda. Esse processo teve o objetivo de entender o contexto competitivo, os momentos de consumo e as particularidades regionais.

Revitalizamos o logotipo da marca, otimizando suas características tipográficas distintivas, e atualizamos as embalagens com o objetivo de manter e evoluir os códigos visuais já reconhecidos. Essa atualização busca gerar maior impacto no ponto de venda, facilitar o reconhecimento das linhas pelos consumidores e proporcionar mais consistência e homogeneidade, reforçando a percepção da marca como sinônimo de alta qualidade.

Para elevar a percepção de valor da marca, criamos um sistema identitário robusto e impactante, capaz de transmitir sua essência de forma clara e envolvente, fortalecendo sua presença e conexão com os consumidores.

A nova estrutura da identidade construída para as embalagens cria um paredão vermelho para a linha core de Friato. A linha churrasco foi unificada e foram criadas linhas especiais premium e sazonais. O projeto inclui também o trabalho fotográfico para todos os SKUs, com pratos vibrantes e coloridos que reforçam o posicionamento definido estrategicamente.