BrasPine

Em 1997 na cidade paranaense de Jaguariaíva começa a história de duas marcas que são referências na produção de molduras de pinus: BrasPine e Braslumber. Fundadas por um chileno e dois gaúchos com muita vontade e determinação, o grupo teve destaque global na produção e comercialização de molduras para decoração na construção civil, além de outros produtos como componentes para portas, janelas e também atuação no segmento florestal.

Em 2023, depois de 26 anos de um caminho sólido fomentado pelos valores de seus fundadores, a Pande passa a ajudar o grupo na tarefa de consolidar-se em uma única marca: BrasPine.

O nosso desafio estratégico foi criar um novo posicionamento e identidade visual que refletisse a consolidação dessas duas marcas e que gerasse o engajamento dos públicos interno, externo e seus diferentes stakeholders. A combinação da história de cada uma, foi unida não somente pela excelência de produtos e compromisso pela qualidade, mas também pelo senso de comunidade e valorização dos colaboradores.

O projeto contou com 3 etapas: análise e diagnóstico, estratégia e identidade da marca. Como parte da construção do diagnóstico fizemos entrevistas em profundidade com colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e áreas, além dos principais clientes. Junto com isso, fizemos uma análise detalhada das marcas Braspine e Braslumber e dos seus principais concorrentes.

Na etapa de estratégia da marca, utilizamos nossa metodologia Brand Value, que orienta todos os aspectos conceituais desde a essência até a expressão da marca. Como forma de comunicar com consistência este novo momento para os diferentes públicos, criamos a  tagline “O futuro em cada um de nós” , além do manifesto da marca. O tagline apresenta a importância de cada um na construção diária rumo às conquistas. Seja para o cliente, seja para o próprio colaborador.

 

A nova identidade criada pela Pande é formada por uma série de grafismos conceituais, uma rica paleta de cores, uma moderna tipografia de alta legibilidade e um estilo fotográfico que somados torna o sistema visual bastante versátil e dinâmico, ajudando a construir a narrativa da importância das partes para o todo.

 

Um logotipo moderno e geométrico, em que a combinação dos principais assets visuais de ambas as marcas (BrasPine e Braslumber) é traduzida na releitura do pinus, em um perfeito encaixe capaz de gerar força e impacto de marca especialista. As partes do símbolo expressam a origem do negócio, as soluções que a BrasPine entrega para os seus clientes, a direção orientada para o futuro e a união das empresas e de todo o time.

Durante um período a Pande juntamente com o Departamento de Marketing da BrasPine e sua agência de publicidade formaram um comitê para direcionar e aprovar os primeiros materiais de comunicação com a nova expressão visual, além de tirar possíveis dúvidas sobre o uso do brand book.