O que fazemos

ESSÊNCIA CRIATIVA COM CONSCIÊNCIA DE NEGÓCIO.
LEVAMOS A CRIATIVIDADE PARA O CENTRO DO NEGÓCIO E O PENSAMENTO ESTRATÉGICO PARA O CENTRO DA CRIAÇÃO.

ESSÊNCIA CRIATIVA COM CONSCIÊNCIA DE NEGÓCIO.
LEVAMOS A CRIATIVIDADE PARA O CENTRO DO NEGÓCIO E O PENSAMENTO ESTRATÉGICO PARA O CENTRO DA CRIAÇÃO.

Buscamos o entendimento com ousadia, aplicamos conhecimento com liberdade e devolvemos profundidade com inspiração.

Conseguimos trabalhar assim porque olhamos para as pessoas além das marcas. Montamos um time diverso, misturamos criativos com clientes e trazemos vários olhares para a mesma questão.

Entendemos os desafios e aprendemos, juntos, a fazer as perguntas certas. Então valores se misturam com produtos, sentimentos ganham forma e função.

Criamos uma metodologia para cada tipo de trabalho, sempre simples, envolvente e inspiradora. Essa é a nossa garantia de transformar ideias em ação.

Para repensar a lógica de criação, entrega e captura de valor de sua organização, é importante que você tenha acesso a instrumentos avançados, profissionais experientes e metodologias inovadoras de investigação e pesquisa que atendam a cada uma de suas necessidades. A Pande possui, em sua equipe, profissionais habilitados a definir com precisão, dentre as tantas metodologias e processos existentes no mercado, qual a que melhor se adapta a cada situação de projeto. Além de conduzir a realização de pesquisas com sua equipe interna, a Pande mantém sempre parcerias atualizadas com um seleto grupo de Institutos de Pesquisa qualificados para dar suporte neste processo. Faz parte de nosso expertise selecionar, avaliar e qualificar constantemente nosso grupo de parceiros de pesquisa.

Repensar a proposta de valor de uma organização exige, em muitos casos, um entendimento mais profundo sobre estilo de vida, comportamento e atitudes de seus públicos de interesse. Nossa equipe pode ajudá-lo nessa busca, fornecendo insights estratégicos sobre as principais tendências de sua categoria. Um olhar sobre as tendências emergentes é sempre um passo fundamental para habilitar sua organização a desenhar as estratégias futuras de seu negócio.

A essência de uma marca é uma descrição clara e objetiva sobre os sentimentos que definem ou dão significado à marca na mente do consumidor, garantindo, com isso, sua coerência e relevância ao longo do tempo. A essência da marca é uma declaração que expressa de maneira objetiva seus valores, de forma a conectar os principais aspectos racionais e emocionais da marca.

A definição da Proposição de Valor da Marca (Brand Value Propostion) é fundamental para que a marca possa ter clareza sobre o benefício emocional* mais importante a ser oferecido. É a expressão sobre sua verdade. Descreve aquilo que a marca pode fazer de mais persuasivo, crível e único, motivo pelo qual ela será escolhida por seus consumidores. Tem como base um profundo conhecimento sobre a empresa e seus consumidores. * Os benefícios emocionais são sempre mais fortes que os racionais e permanecem únicos por muito mais tempo na mente de seus consumidores.

A Arquitetura de Marca é uma forma de organizar o negócio, produtos e serviços de uma marca dentro de um critério. Uma boa Arquitetura de Marca deve organizar a estrutura do portfólio de marcas, especificando os seus papéis, a natureza dos relacionamentos entre elas e os diferentes contextos de produto-mercado. Ela deve gerar clareza, sinergia e alavancagem, combatendo o foco difuso. Principais benefícios de uma Arquitetura de Marca:

  • Alavanca os equities de cada marca que compõe o portfólio, a força e o valor da marca guarda-chuva;
  • Facilita a introdução de novos produtos e serviços, a partir de um critério claro e objetivo;
  • Otimiza sua estrutura organizacional;
  • Facilita a realização de eventuais fusões e/ou aquisições;
  • Otimiza a estratégia de comunicação da empresa.

A Plataforma de Marca é a ferramenta que consolida os principais componentes estratégicos da marca. Ela é representada pela definição da essência (sentimento), do posicionamento (espaço na mente) e dos atributos (significados diferenciais), que consolidarão sua Proposta de Valor (oferta de valor da marca), esclarecendo seus diferenciais diante da concorrência e orientando toda sua estratégia de expressões junto aos públicos.

Premissas de uma boa plataforma de Marca.

  • Credibilidade – As pessoas devem acreditar nisto;
  • Relevância – As pessoas devem se importar com a promessa;
  • Unicidade – Poucos poderão verdadeiramente se apropriar disso;
  • Durabilidade – Ela deve ser perene e sustentável ao longo do tempo;
  • Inspiração – Ela deve envolver emocionalmente as pessoas.

As diretrizes do Identidade Verbal da marca são representadas por uma definição clara da estrutura da linguagem verbal a ser utilizada por ela para se comunicar com seus públicos. Quanto mais consistentes e alinhadas com o posicionamento e a essência da marca forem estas diretrizes, mais forte será a marca. Definir as diretrizes de Identidade Verbal permitirá, à sua empresa, fortalecer todas as expressões da marca em todos os pontos de contato e, também, construir um discurso coerente e consistente ao longo do tempo.

Grandes nomes são fundamentais para grandes marcas. O projeto de naming é a forma mais eficiente de encontrar os nomes mais adequados para empresas, produtos ou serviços. Um bom nome deve ser efetivo, dinâmico e capaz de absorver e inspirar as principais características diferenciais que a marca busca representar. Na Pande, unimos a criatividade e a estratégia através de uma metodologia única que se inicia com a definição dos critérios para a criação do nome que irão direcionar o desenvolvimento da marca e que ajudarão nossos clientes a construir uma consciência de marca e um posicionamento vencedores.

Os benefícios de um bom projeto de naming são:

  • Criar diferenciação;
  • Reforçar o posicionamento;
  • Ser inesquecível / inspirador;
  • Criar um percepção positiva.

Normalmente a mais visível expressão de uma “Identidade de marca” é o seu logo. Ele é a assinatura corporativa, o ícone da marca e a bandeira através da qual os clientes realizam negócios com a empresa. Porém uma Identidade de marca não é formada somente pelo seu logo. Um projeto de Identidade de marca considera a construção dos principais equities visuais que ajudarão a construir a Identidade da Marca. São eles: cores da marca, tipografia, estilo fotográfico, elementos gráficos de suporte, etc. Na Pande, o desenvolvimento de uma Identidade de marca não se inicia até que nós tenhamos consciência de todos os critérios funcionais e de imagem que devem direcionar a exploração do design. A Identidade da Marca deve refletir tanto o posicionamento quanto a imagem de marca desejada.

Depois de definidos os principais componentes da Identidade da marca, utilizamos a ferramenta de Look & Feel para definir como estes elementos devem trabalhar articulados para construir, de forma sinérgica, a imagem de marca desejada e os equities visuais.

O desenho estrutural de uma embalagem é uma ferramenta de diferenciação incomparável. Na Pande, combinamos soluções técnicas, funcionais e de experiência para desenhar embalagens tridimensionais que posicionem os produtos de nossos clientes sempre um passo a frente. Em projeto de Design Estrutural, um dos pontos cruciais é a compreensão de que a interação físico-emocional é responsável por construir uma experiência decisiva para o consumidor.

Na Pande, acreditamos que as marcas merecem construir histórias únicas e distintivas. Por isso, nos empenhamos em contar essas histórias através de suas expressões visuais que são transmitidas através do design gráfico em diversos pontos de contato como:

  • EMBALAGEM – Uma boa abordagem faz seu produto praticamente pular para dentro do carrinho do consumidor. Justamente por isso, ela deve ter e expressar uma personalidade única que diferencie da concorrência expressando a essência da marca.
  • COMUNICAÇÃO COM O TRADE – O sucesso de um novo produto pode ser otimizado com boas ações capazes de envolver o Trade e dar suporte à equipe de vendas na comunicação de lançamentos.
  • EDITORIAL – Aliado ao tom de voz da marca, as peças de editorial (folheteria / catálogos / manuais / malas diretas), são responsáveis por estabelecer um diálogo direto com os públicos da marca.
  • COMUNICAÇÃO CORPORATIVA – Prestações de contas também devem carregar o DNA da marca, transmitindo seus valores para o mercado através dos relatórios anuais, de sustentabilidade etc.
  • COMUNICAÇÃO DE ENDOMARKETING – A disseminação da cultura da marca é transmitida através das ações de comunicação interna, que devem ter a linguagem da marca muitas vezes um pouco distintas da linguagem utilizada para outros públicos.
  • APLICAÇÕES DIVERSAS – Para tornar a identidade da marca consistente, é importante que todas as peças de comunicação expressem seu look and feel desde uma simples caneta até sua frota de veículos (frota / papelaria / itens de escritório / uniformes / brindes / etc.).

A Ativação de Cultura de Marca não é uma teoria, mas sim um passo natural na evolução das marcas. Acreditamos que após o desenvolvimento de toda estratégia de marca, deve haver uma estratégia de ativação que permite à marca se disseminar por toda a organização. A Ativação de Cultura de Marca pode ser feita em uma série de situações: seja através de seus produtos e serviços, de seus colaboradores, de sua Identidade ou comunicação.

Um modelo de negócio vencedor só se consolida se for capaz de atrair, encantar e criar conexões com seus públicos (clientes, colaboradores, investidores, acionistas, fornecedores etc.) e se dá pelo tipo de experiência que pode ser vivenciada pelo consumidor em qualquer momento de contato com uma marca, desde o mais simples ao mais elaborado. Para construir uma experiência única e memorável, é necessário compreender o conceito da marca e alinhar as experiências propostas com o DNA e posicionamento da mesma, num processo de “promessa e entrega”. O objetivo da Pande nesta etapa é auxiliá-lo na construção e manutenção das expressões da marca, pois acreditamos que, com isso, ajudaremos sua companhia a construir uma comunicação consistente, encantadora e sustentável.

O Brand Studio é uma ferramenta proprietária e exclusiva da Pande que serve para viabilizar o processo de enraizamento cultural dentro de uma organização

Pesquisa

Para repensar a lógica de criação, entrega e captura de valor de sua organização, é importante que você tenha acesso a instrumentos avançados, profissionais experientes e metodologias inovadoras de investigação e pesquisa que atendam a cada uma de suas necessidades. A Pande possui, em sua equipe, profissionais habilitados a definir com precisão, dentre as tantas metodologias e processos existentes no mercado, qual a que melhor se adapta a cada situação de projeto. Além de conduzir a realização de pesquisas com sua equipe interna, a Pande mantém sempre parcerias atualizadas com um seleto grupo de Institutos de Pesquisa qualificados para dar suporte neste processo. Faz parte de nosso expertise selecionar, avaliar e qualificar constantemente nosso grupo de parceiros de pesquisa.

Análise de tendências de mercado

Repensar a proposta de valor de uma organização exige, em muitos casos, um entendimento mais profundo sobre estilo de vida, comportamento e atitudes de seus públicos de interesse. Nossa equipe pode ajudá-lo nessa busca, fornecendo insights estratégicos sobre as principais tendências de sua categoria. Um olhar sobre as tendências emergentes é sempre um passo fundamental para habilitar sua organização a desenhar as estratégias futuras de seu negócio.

Essência de mercado

A essência de uma marca é uma descrição clara e objetiva sobre os sentimentos que definem ou dão significado à marca na mente do consumidor, garantindo, com isso, sua coerência e relevância ao longo do tempo. A essência da marca é uma declaração que expressa de maneira objetiva seus valores, de forma a conectar os principais aspectos racionais e emocionais da marca.

Proposta de valor de marca

A definição da Proposição de Valor da Marca (Brand Value Propostion) é fundamental para que a marca possa ter clareza sobre o benefício emocional* mais importante a ser oferecido. É a expressão sobre sua verdade. Descreve aquilo que a marca pode fazer de mais persuasivo, crível e único, motivo pelo qual ela será escolhida por seus consumidores. Tem como base um profundo conhecimento sobre a empresa e seus consumidores. * Os benefícios emocionais são sempre mais fortes que os racionais e permanecem únicos por muito mais tempo na mente de seus consumidores.

Arquitetura de marca

A Arquitetura de Marca é uma forma de organizar o negócio, produtos e serviços de uma marca dentro de um critério. Uma boa Arquitetura de Marca deve organizar a estrutura do portfólio de marcas, especificando os seus papéis, a natureza dos relacionamentos entre elas e os diferentes contextos de produto-mercado. Ela deve gerar clareza, sinergia e alavancagem, combatendo o foco difuso. Principais benefícios de uma Arquitetura de Marca:

  • Alavanca os equities de cada marca que compõe o portfólio, a força e o valor da marca guarda-chuva;
  • Facilita a introdução de novos produtos e serviços, a partir de um critério claro e objetivo;
  • Otimiza sua estrutura organizacional;
  • Facilita a realização de eventuais fusões e/ou aquisições;
  • Otimiza a estratégia de comunicação da empresa.

Plataforma de marca

A Plataforma de Marca é a ferramenta que consolida os principais componentes estratégicos da marca. Ela é representada pela definição da essência (sentimento), do posicionamento (espaço na mente) e dos atributos (significados diferenciais), que consolidarão sua Proposta de Valor (oferta de valor da marca), esclarecendo seus diferenciais diante da concorrência e orientando toda sua estratégia de expressões junto aos públicos.

Premissas de uma boa plataforma de Marca.

  • Credibilidade – As pessoas devem acreditar nisto;
  • Relevância – As pessoas devem se importar com a promessa;
  • Unicidade – Poucos poderão verdadeiramente se apropriar disso;
  • Durabilidade – Ela deve ser perene e sustentável ao longo do tempo;

Identidade verbal

As diretrizes do Identidade Verbal da marca são representadas por uma definição clara da estrutura da linguagem verbal a ser utilizada por ela para se comunicar com seus públicos. Quanto mais consistentes e alinhadas com o posicionamento e a essência da marca forem estas diretrizes, mais forte será a marca. Definir as diretrizes de Identidade Verbal permitirá, à sua empresa, fortalecer todas as expressões da marca em todos os pontos de contato e, também, construir um discurso coerente e consistente ao longo do tempo.

Nome de marca

Grandes nomes são fundamentais para grandes marcas. O projeto de naming é a forma mais eficiente de encontrar os nomes mais adequados para empresas, produtos ou serviços. Um bom nome deve ser efetivo, dinâmico e capaz de absorver e inspirar as principais características diferenciais que a marca busca representar. Na Pande, unimos a criatividade e a estratégia através de uma metodologia única que se inicia com a definição dos critérios para a criação do nome que irão direcionar o desenvolvimento da marca e que ajudarão nossos clientes a construir uma consciência de marca e um posicionamento vencedores.

Os benefícios de um bom projeto de naming são:

  • Criar diferenciação;
  • Reforçar o posicionamento;
  • Ser inesquecível / inspirador;
  • Criar uma percepção positiva.

Identidade de marca

Normalmente a mais visível expressão de uma “Identidade de marca” é o seu logo. Ele é a assinatura corporativa, o ícone da marca e a bandeira através da qual os clientes realizam negócios com a empresa. Porém uma Identidade de marca não é formada somente pelo seu logo. Um projeto de Identidade de marca considera a construção dos principais equities visuais que ajudarão a construir a Identidade da Marca. São eles: cores da marca, tipografia, estilo fotográfico, elementos gráficos de suporte, etc. Na Pande, o desenvolvimento de uma Identidade de marca não se inicia até que nós tenhamos consciência de todos os critérios funcionais e de imagem que devem direcionar a exploração do design. A Identidade da Marca deve refletir tanto o posicionamento quanto a imagem de marca desejada.

Olhe e sinta

Depois de definidos os principais componentes da Identidade da marca, utilizamos a ferramenta de Look & Feel para definir como estes elementos devem trabalhar articulados para construir, de forma sinérgica, a imagem de marca desejada e os equities visuais.

Design estrutural

O desenho estrutural de uma embalagem é uma ferramenta de diferenciação incomparável. Na Pande, combinamos soluções técnicas, funcionais e de experiência para desenhar embalagens tridimensionais que posicionem os produtos de nossos clientes sempre um passo a frente. Em projeto de Design Estrutural, um dos pontos cruciais é a compreensão de que a interação físico-emocional é responsável por construir uma experiência decisiva para o consumidor.

Desgin Gráfico

Na Pande, acreditamos que as marcas merecem construir histórias únicas e distintivas. Por isso, nos empenhamos em contar essas histórias através de suas expressões visuais que são transmitidas através do design gráfico em diversos pontos de contato como:

  • EMBALAGEM – Uma boa abordagem faz seu produto praticamente pular para dentro do carrinho do consumidor. Justamente por isso, ela deve ter e expressar uma personalidade única que diferencie da concorrência expressando a essência da marca.
  • COMUNICAÇÃO COM O TRADE – O sucesso de um novo produto pode ser otimizado com boas ações capazes de envolver o Trade e dar suporte à equipe de vendas na comunicação de lançamentos.
  • EDITORIAL – Aliado ao tom de voz da marca, as peças de editorial (folheteria / catálogos / manuais / malas diretas), são responsáveis por estabelecer um diálogo direto com os públicos da marca.
  • COMUNICAÇÃO CORPORATIVA – Prestações de contas também devem carregar o DNA da marca, transmitindo seus valores para o mercado através dos relatórios anuais, de sustentabilidade etc.
  • COMUNICAÇÃO DE ENDOMARKETING – A disseminação da cultura da marca é transmitida através das ações de comunicação interna, que devem ter a linguagem da marca muitas vezes um pouco distintas da linguagem utilizada para outros públicos.
  • APLICAÇÕES DIVERSAS – Para tornar a identidade da marca consistente, é importante que todas as peças de comunicação expressem seu look and feel desde uma simples caneta até sua frota de veículos (frota / papelaria / itens de escritório / uniformes / brindes / etc.).

Ativação de cultura de marca

A Ativação de Cultura de Marca não é uma teoria, mas sim um passo natural na evolução das marcas. Acreditamos que após o desenvolvimento de toda estratégia de marca, deve haver uma estratégia de ativação que permite à marca se disseminar por toda a organização. A Ativação de Cultura de Marca pode ser feita em uma série de situações: seja através de seus produtos e serviços, de seus colaboradores, de sua Identidade ou comunicação.

Experiência de marca

Um modelo de negócio vencedor só se consolida se for capaz de atrair, encantar e criar conexões com seus públicos (clientes, colaboradores, investidores, acionistas, fornecedores etc.) e se dá pelo tipo de experiência que pode ser vivenciada pelo consumidor em qualquer momento de contato com uma marca, desde o mais simples ao mais elaborado. Para construir uma experiência única e memorável, é necessário compreender o conceito da marca e alinhar as experiências propostas com o DNA e posicionamento da mesma, num processo de “promessa e entrega”. O objetivo da Pande nesta etapa é auxiliá-lo na construção e manutenção das expressões da marca, pois acreditamos que, com isso, ajudaremos sua companhia a construir uma comunicação consistente, encantadora e sustentável.

Brand studio

O Brand Studio é uma ferramenta proprietária e exclusiva da Pande que serve para viabilizar o processo de enraizamento cultural dentro de uma organização

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