Omnichannel: você precisa conhecer essa estratégia

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As frequentes transformações nos padrões de consumo exigem que as empresas se adaptem constantemente às necessidades e interesses dos clientes. Nesse contexto, as inovações no campo da tecnologia, nos últimos anos, impactam diretamente o setor varejista, que precisa adequar os seus produtos e serviços ao cenário digital. Entretanto, os modelos de consumo tradicionais — como a ida dos clientes à loja física da marca — não foram completamente abandonados. Muito pelo contrário! Os espaços físico e on-line estão cada vez mais integrados, a fim de oferecer aos consumidores uma experiência ainda melhor. Esse fenômeno é o que chamamos de estratégia omnichannel.

Mas, afinal, o que isso significa?

O termo “omni” vem do latim e tem o sentido de “todo, inteiro”. Enquanto isso, “channel“, em português, é canal. Então, em resumo, omnichannel consiste em concentrar esforços para desenvolver estratégias de negócios em todos os canais disponíveis. Contudo, mais do que utilizar múltiplos canais, a técnica requer a integração de todos eles. Quer um exemplo? 

O Magazine Luiza possui um aplicativo próprio, no qual o consumidor pode realizar compras e consultar a disponibilidade de estoque em suas lojas. E as compras feitas no e-commerce da marca podem ser entregues na casa do cliente ou retiradas em qualquer uma de suas lojas físicas. Dessa forma, ao integrar seus serviços nos cenários on-line e off-line, a empresa está desenvolvendo uma estratégia omnichannel

Por que adotar essa estratégia pode ser uma boa opção?

De acordo com um estudo realizado pelo SPC Brasil, em parceria com o portal Meu Bolso Feliz, 90% dos brasileiros com acesso à internet têm o hábito de pesquisar na rede antes de fazerem suas compras em lojas físicas. O percurso on-line geralmente inclui a procura pelo produto, comparação de preços, análise de recomendações e uma avaliação de diversas possibilidades antes de fechar um negócio. É aí que a estratégia omnichannel entra, com o objetivo de guiar o consumidor por sua jornada de compra e fortalecer a imagem da marca. 

Esse método possui vários benefícios e, para você entender melhor a importância da sua marca aderir a ele, listamos alguns exemplos:

  • oferece ao consumidor uma experiência de compra aprimorada;
  • aumenta a visibilidade e melhora a percepção do cliente em relação à marca;
  • disponibiliza dados que auxiliam na compreensão da jornada de compra do cliente; 
  • integra os fluxos de estoque e gera uma consequente otimização de processos;
  • gera novas vendas, visto que as oportunidades são melhor aproveitadas quando se utiliza diversos canais.

E como implementar o omnichannel na sua empresa?

Essa estratégia está revolucionando o mercado varejista e, para implementá-la no seu negócio, alguns pontos precisam ser considerados:

Conheça seu público

Antes de desenvolver uma estratégia omnichannel adequada para a sua marca, dedique um tempo a fim de conhecer seu público a fundo. Procure compreender quais são as suas maiores necessidades, seus hábitos de compra e as plataformas que mais utilizam. 

Integre os canais

Aposte na tecnologia para integrar os canais digitais e físicos. Lembre-se que, para oferecer a melhor experiência ao consumidor, as plataformas utilizadas devem ser funcionais e se adaptarem aos diferentes tipos de mídia. Outros setores da empresa também precisam passar por uma reformulação, na qual estoque, atendimento, estratégias de marketing e relacionamento de ambos os canais estejam integrados.

Aposte na análise de dados

Aproveite a base de dados disponibilizada pela coleta nos diversos canais para avaliar a performance da sua estratégia e aprimorar os seus serviços.

Desse modo, a adoção do omnichannel permite que as marcas se adaptem às novas demandas dos seus consumidores, que desejam cada vez mais liberdade de escolha em suas compras. Além disso, ao oferecer essa experiência aos clientes, que traz mais comodidade e melhor custo x benefício, as marcas têm mais chances de aproveitar todas as oportunidades de negócios. 

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