Design de embalagens: como você pode utilizá-lo para fidelizar clientes?

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Bom atendimento, produtos que cumprem o que prometem e boas condições de pagamento são algumas das estratégias utilizadas pelas marcas para garantir que as expectativas dos consumidores sejam atendidas, gerando, assim, uma experiência positiva e aumentando consideravelmente as chances de fidelização desses clientes. E, nesse contexto, o design de embalagens possui um papel fundamental.

De acordo com o relatório Packaging Matters, divulgado pela MeadWestvaco Corporation, 53% dos brasileiros entrevistados compraram novamente um produto em função da embalagem — e isso confirma o quanto um design bem elaborado pode ser determinante para deixar uma marca na memória dos clientes!

Entenda o Unboxing Experience

As cores, o material, a estampa, o logotipo… Os elementos presentes em uma embalagem produzem nos consumidores uma expectativa referente ao produto que está dentro dela e geram identificação entre cliente e empresa. 

Então imagine que você realizou uma compra em uma loja on-line e, após algum tempo, a encomenda chega dentro de um pacote mal cuidado, reaproveitado e que não oferece proteção ao seu produto. A primeira impressão sobre a entrega provavelmente será negativa e você, dificilmente, vai fazer compras naquele site novamente, não é mesmo?

Por isso o Unboxing Experience — que se refere à experiência vivenciada pelos consumidores ao retirar um produto da caixa — precisa ser muito valorizado pelas marcas, principalmente quando falamos em encomendas feitas por meio de e-commerce. O processo de entrega leva alguns dias e pode gerar ansiedade. Assim, entregar ao cliente o produto em uma embalagem diferenciada vai impactar positivamente sua jornada de compra e o incentivar a realizar novos pedidos.

Mas como utilizar o design de embalagens?

Agora que você já sabe como uma embalagem bem elaborada influencia a percepção da marca pelos consumidores, entenda o que deve ser levado em consideração para a criação de um design diferenciado:

#1 – Conheça bem seu público-alvo

Antes de criar uma embalagem inovadora, é necessário compreender os gostos e necessidades dos seus clientes. Aqueles que possuem um perfil mais conservador, muitas vezes, terão preferência por embalagens mais sofisticadas e tradicionais. Enquanto isso, um público jovem, possivelmente, vai se identificar mais com um design descolado e que tem a ver com a sustentabilidade. 

#2 – Use e abuse da criatividade 

Independente de qual seja o perfil do seu público, é importante investir em um design criativo e que diferencie sua marca. Por isso, aposte em cores, ilustrações e tipografias que transmitam a identidade da sua empresa. Além disso, o uso de formatos inovadores pode deixar sua embalagem ainda mais atraente e torná-la sua marca registrada.

Veja o exemplo do Trunk Club, e-commerce que oferece consultoria de estilo personalizada para seus clientes. A empresa envia suas encomendas em caixas que possuem o formato de malas de viagem. Inspirador, concorda?

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As embalagens também são um ponto de conexão com o público e precisam criar experiências que transmitam a identidade da marca

#3 – Crie uma embalagem que é a “cara” do cliente

A personalização é uma forte tendência no setor de design de embalagens. A técnica é capaz de surpreender o consumidor, pois gera a sensação de que o produto foi desenvolvido exclusivamente para ele. Mas ao personalizar uma embalagem, é preciso pensar no que pode ser feito para que ela se conecte com o público da marca. 

Criar desenhos referentes à datas comemorativas que façam sentido para a empresa, desenvolver opções que possam ser customizadas pelo cliente e enviar caixas acompanhadas de um cartão (preferencialmente escrito à mão) são algumas das inúmeras possibilidades que podem ser trabalhadas na criação de uma embalagem exclusiva.

#4 – Foco na sustentabilidade

Marcas que possuem responsabilidade socioambiental se destacam mais facilmente em um mercado que oferece uma série de produtos e preços tão parecidos. Isso porque clientes que compartilham do mesmo propósito enxergam a sustentabilidade como um diferencial. 

Dessa maneira, investir em embalagens desenvolvidas com material ecológico — e que possam ser recicladas ou reaproveitadas — é um ótimo jeito de demonstrar o quanto a sua empresa se preocupa com o meio ambiente. 

#5 – Praticidade em primeiro lugar

Criar uma embalagem bonita e diferenciada é importante, mas a funcionalidade não pode ser deixada de lado. Por isso, certifique-se de que o design foi pensado para oferecer a melhor experiência ao cliente. Nesse contexto, o pacote deve ser produzido com um material de qualidade — para garantir proteção e segurança ao produto — e ser de fácil manuseio.  

#6 – Aguce os sentidos através da embalagem

Promover uma experiência que estimula os sentidos do consumidor permite que ele se conecte mais profundamente com uma marca. Dessa forma, é interessante desenvolver embalagens que possam despertar boas sensações, como criar pacotes com texturas que estimulam o toque ou com fragrâncias que aguçam a memória olfativa do cliente.  

#7 – A interação deixa a experiência mais completa

Práticas que promovem a interação do público são uma grande tendência de mercado. Utilizar esse recurso no design de embalagens é uma alternativa para gerar valor e conquistar a atenção do consumidor. 

Um exemplo de embalagens que interagem com o público são aquelas que utilizam um QR code para direcionar o cliente à uma página específica na internet. O mecanismo é capaz de instigar a curiosidade, além de oferecer uma experiência ainda mais completa. 

Outra opção é criar um design inovador, que possa ser aproveitado para fins diversos — como a embalagem da carteira da Dobra, que se transforma em cofre — a fim de deixar o produto ainda mais atraente. 

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Embalagens interativas criam novas possibilidades de conexão com os consumidores e criam experiências que geram valor para o público

O design de embalagens produz grande impacto na experiência de compra do cliente. Por isso, criar uma embalagem que atenda às suas expectativas é essencial para fazer com que ele adquira um produto da sua marca novamente. Gostou das sugestões? Então acompanhe também as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn, para ter acesso a mais conteúdos de design e temas relacionados.

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