Lenços Faciais Mimmo: design estratégico para expandir categorias e fortalecer marcas
Inovação
Lenços Faciais Mimmo: o olhar de futuro de uma marca consolidada em direção ao potencial de crescimento de um mercado ainda novo no Brasil.
A Suzano S.A., multinacional brasileira e maior produtora mundial de celulose de mercado, além de ser uma das maiores produtoras de papel da América Latina, lança os Lenços Faciais Mimmo, focado especialmente nas crianças em fase escolar, mas com o propósito de fortalecer o empreendedorismo familiar. Isso porque, além da marca Mimmo estar presente nos lares brasileiros, carrega a essência da Suzano, que apoia iniciativas locais que fortalecem negócios liderados por mulheres que aliam maternidade, geração de renda e responsabilidade social.
Mas como lançar sua primeira linha de lenços de papel, em um mercado pouco consolidado no Brasil, com prioridade de foco para uso escolar, preservando a identidade visual já construída ao longo dos anos?
A solução foi manter a essência e inovar no comportamento. A partir de pesquisas com shoppers e de um processo de cocriação com a equipe de marketing da Suzano, chegamos ao conceito “Vai na mochila”, que conecta o produto ao principal momento de uso. Estrategicamente, demos vida a um conceito de mão dupla, que aproximou o produto da rotina das crianças e tornou a embalagem um elemento de diálogo entre pais e filhos, reforçando o vínculo afetivo através da funcionalidade do Mimmo que acompanha o dia a dia das crianças. Graficamente, mantivemos o roxo da marca e adaptamos o mascote a um tom mais lúdico, dando vida a seis cenas colecionáveis que aproximam as duas gerações.
O resultado é uma linha que equilibra funcionalidade, afeto e clareza, já que no momento da compra as marcas têm alguns segundos para impactar e contar a sua história. Segundo Luís Bueno, vice-presidente executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano, “O consumo per capita de papéis e lenços higiênicos no Brasil é de 6 kg, bem abaixo de países como Chile, de 14 kg, e Estados Unidos, de 27 kg. Isso nos mostra o enorme potencial de crescimento da categoria no país, especialmente em produtos além do papel higiênico, como lenços faciais”.
(fonte: https://www.suzano.com.br/noticia/lencos-faciais-Mimmo)
Com esse movimento, a Suzano, passa a disputar espaço diretamente com concorrentes fortes, inclusive marcas licenciadas com grande apelo infantil no Brasil. O objetivo é consolidar Mimmo, uma das marcas que mais avançou no segmento familiar, como marca inovadora que amplia seu portfólio, para acompanhar as necessidades das famílias brasileiras. Certamente esse é só mais um novo capítulo e a marca continuará se movimentando.
Este projeto demonstra um pouco do jeito Pande de utilizar o design como ferramenta estratégica, proporcionando um crescimento sustentável das marcas, com constante valoração. Como guardiões de marcas globais, exercitamos dia a dia o pensamento do branding consistente, que ajuda as companhias a prosperarem mantendo suas essências íntegras, e consequentemente ocupando um lugar único nos segmentos. Como sempre “fazemos juntos”, neste projeto integramos as equipes de design, estratégia, insights e pesquisa, para que todos os detalhes do processo conduzissem ao melhor resultado, reforçando o princípio de que branding embasado em boas escolhas, tem a capacidade de potencializar resultados em números de crescimento no mercado, e fortalece a conexão entre as marcas e seus consumidores, e em especial aqui, a parceria entre a Suzano e a Pande.