Saudali

A Saudali, uma empresa nascida da visão empreendedora e colaborativa de 42 suinocultores da região do Vale do Piranga em MG passava por um momento de expansão, com o objetivo de aumentar sua capacidade produtiva, melhorar sua atuação nacional e ampliar sua linha de produtos para além da proteína suína, transformando-se em uma indústria de Alimentos.

Com base nestes objetivos, nosso desafio foi entender quais os principais valores da marca e como estes valores poderiam ser trabalhados para aumentar a competitividade do negócio, alinhando a estratégia da empresa com a estratégia de diferentes marcas, submarcas e linhas de produtos para transmitir essas mudanças através de uma nova linguagem de marca que representasse, para os principais públicos envolvidos, o novo momento da empresa.

Baseado no insight “Simples Bem Feito”, desenvolvemos o novo posicionamento da marca focado em realinhar a mentalidade da empresa para se comunicar de uma forma afetiva, cuidadosa e que valorizasse sua origem com orgulho, mas preservando o seu jeito simples de ser.

Após o processo estratégico, era necessário a revisão da identidade visual da marca para simbolizar o novo momento da empresa e aumentar a percepção de valor dos consumidores versus seus concorrentes.

Iniciado pelo redesenho do logotipo, que preservou muito dos equities atuais e foi trabalhado focado em ser mais abrangente (com a remoção do símbolo do suíno) e em ganhar leitura através de um retrabalho na sua tipografia. Os traços amarelos, vestígios da elipse anteriormente utilizada, representam semióticamente o cuidado que a marca tem com seus consumidores, funcionários e produtos.

Nas embalagens, as cores da marca deixaram de estar apenas dentro da elipse e agora passam a ser parte de toda a linguagem, valorizando-as como um asset importante na distinção versus seus concorrentes. O logotipo ganha maior importância assim como um trabalho fotográfico voltado a valorizar o appetite appeal e sugestões de preparo dos produtos.

Na arquitetura de marcas e portfólio foram reorganizados todos os ativos de marca da empresa, com papeis claros para submarcas como a linha premium “Saudali Apreciatta”, o relançamento de uma marca de ocupação comercial, Saborear, voltada a servir de proteção comercial à marca e linhas de produtos Saudali. Nesta ferramenta também foram contempladas as futuras categorias e tipos de proteínas, criando assim uma ferramenta que desse suporte não só no portfólio atual mas também focado no futuro da empresa.